sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Para onde vão os aviões?



Alguém sabe para onde vão os aviões danificados?
Meu namorado estava vasculhando a internet quando encontrou essa achado precioso. *_*
O cemitério de aviões! Isso mesmo.

Existem cemitérios para aviões. São locais utilizados para a armazenagem temporária de aeronaves velhas, danificadas, fora de funcionamento ou aquelas que possuem problemas estruturais. São locais amplos, quase sempre longe de cidades, com pistas homologadas e em condições operacionais, geralmente em áreas de deserto e com estrutura de manutenção. E seus clientes são os proprietários de aviões, principalmente companhias detentoras de linhas aéreas, oficinas de manutenção e comerciantes de sucatas.

De acordo com o Wikipedia, são dois os destinos dados às aeronaves que chegam a um cemitério de aviões: a reciclagem ou depósito temporário, que pode incluir a manutenção preventiva dos aparelhos.

A reciclagem consiste no reaproveitamento de peças ou sucata, quando o metal é vendido, geralmente para fundições. E nos períodos de baixa demanda é comum aeronaves serem depositadas até o aquecimento da mesma.

O mais famoso cemitério de aviões do mundo está localizado na Base Aérea de Davis-Monthan, em Tucson, no estado norte-americano do Arizona. O número de aparelhos estacionados ao lado de sua pista de aterrissagem é tão grande, que o local se tornou um ponto de interesse turístico, atraindo anualmente milhares de entusiastas da aviação. :) E a escolha dessa Base Aérea de Davis-Monthan foi devido à baixa umidade do Deserto de Sonora, que chega perto de zero e ajuda a conservar os aviões estacionados, como também o custo reduzido. Esse cemitério (o mesmo das fotos abaixo), na verdade, pertence ao governo dos Estados Unidos, e tem área de 10.000.000 de m2 e atualmente abriga cerca de 4.400 aeronaves civis e militares.

No Brasil, também temos um cemitério, mas, claro, nada comparado ao dos EUA. O nosso cemitério de aviões fica no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. A área ocupada pelas aeronaves fica dentro da região aeroportuária e ocupa 15 mil metros quadrados. As imagens que encontrei no google dele são tão sem graça que nem me dei ao trabalho de trazer para cá. Trouxe apenas as fotos do cemitério de Tcson, que são muito mais interessantes. ;)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...