sábado, 15 de fevereiro de 2014

Livro físico, ou digital?



Meus queridos ♥, vocês já devem estar sabendo que estou para lançar o meu primeiro livro — sobre a fanfic Incógnita (com as modificações necessárias - como o nome dos personagens, entre outros detalhes). Depois daquele fiasco que comentei aqui, sem querer desistir do sonho de publicar um livro, precisei repensar minhas opções. Depois de muito conversar e discutir com algumas pessoas a respeito da publicação, cheguei a conclusão de que uma dessas opções, talvez a mais viável no momento, seria a publicação do livro em formato digital. Mas para isso, é claro, eu preciso saber o que vocês realmente preferem.

Antes, acho que vale lembrar aqui de algumas das várias vantagens que o livro digital traz, tais como:

1. a acessibilidade - vocês podem ler a qualquer hora e qualquer lugar com o aparelho digital de vocês, como o celular. E vocês podem carregar mais de 1.000 de uma só vez num aparelho.

2. a portabilidade e poupança de espaço - é fácil de armazenar, ele poupa espaço, não precisa de um lugar na sua estante, basta salvar o arquivo no seu aparelho;

3. a aquisição - a entrega do livro digital é imediata;

4. discrição sobre o que vocês estão lendo - se vocês estiverem lendo algo constrangedor (como um yaoi, ou hentai) ninguém fica sabendo, por que a capa ou o título do livro não ficam visíveis ao seu vizinho no banco do ônibus, por exemplo...

5. leitura facilitada - pesa menos, o reduzido peso do leitor de livros digitais faz com que possa colocá-lo na melhor posição para a leitura. O tipo de tela utilizado, pela sua natureza, é também muito agradável de ler e não tem qualquer tipo de problema em ser utilizado na rua, mesmo com muito sol. O cansaço visual é equivalente ao que temos ao ler um livro em papel. Além disso é também bastante fácil tirar notas e sublinhar partes interessantes. Depois basta exportar os trechos que sublinhamos, o que nos pode ajudar na elaboração de resumos, etc. Além disso, os softwares utilizados para a leitura (que são muito práticos e intuitivos) permitem que se marque a página em que você parou a leitura, sem depender do marca página, que pode facilmente se perder.

6. preço acessível - como seu custo de produção e de entrega é inferior (beeeem mais inferior!), um livro digital de alto padrão, como os encontrados em sites especializados, pode chegar nas mãos do leitor por um preço até 80% menor que um livro impresso. Deve-se lembrar que o livro digital não precisa entrar em filas de impressão em gráficas, como ocorre tradicionalmente.

Enfim, como eu ia dizendo, apesar das vantagens, sei que muitos ainda preferem o livro físico. Então, venho aqui lhes pedir que reflitam com carinho sobre isso, e me respondam à nova enquete que formulei ali no topo da coluna ao lado da página do blog ~~~>           ~~>          ~~>           ~~>            ~~>           ~~>

Vale lembrar que a enquete é totalmente anônima, portanto, não saberei quem disser que não, nem sim, nem talvez... Sintam-se livre para respondê-la, mas sejam sinceros. A resposta de vocês será muito importante e decisiva na realização deste livro, que carinhosamente venho trabalhando e batalhando para que saia. Se alguém tiver alguma outra sugestão, algum comentário a mais, alguma observação, qualquer coisa, estarei mais do que disposta a "ouví-los"! Basta deixar o comentário aqui no post, que responderei com o maior prazer! ♥

bjss :************

6 comentários:

  1. Cara sinceramente eu prefiro o livro físico -como todo leito apaixonado- mas pensando pelo lado que vai ser bem mais rápida a entrega e vou finalmente ler o livro <3 acho que vai ser ótimo lançar em formato digital e com certeza eu compraria.

    ResponderExcluir
  2. Ah, que alternativa bacana! Eu gostaria de ter um livro físico seu na minha prateleira, já que venho te acompanhando na internet por um tempo sahssahueha Mas compraria o digital com certeza!
    Você acha que teria o mesmo retorno que supostamente teria com o livro físico?
    Bom, em todo caso, meu $ é seu! shauehaushaeas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Julia!!! Te entendo perfeitamente! T__T Na verdade, eu também prefiro o livro fisico, sabe? E gostaria muito de poder ter um meu na minha estante...mas a produção dele realmente é beem mais custosa e demorada, e envolve mais um montão de coisas chatas... Mas não vou dizer também que descartei essa totalmente essa possibilidade, ok? Por enquanto estou apenas estudando tudo o que posso fazer, sem que nem eu nem vocês percam! ;) Enfim, agradeço do fundo do coração o apoio de vocês!!! ♥
    bjss :*********

    ResponderExcluir
  4. Dona Luiza, sutil, você, hein, menina?! assim tu me mata!!! aiuehiaehauiehia
    Mas como eu disse pra leitora acima, eu também prefiro o livro físico, sabe?! Mas como são muitas as implicações para que ele saia, estou vendo tudo o que eu poderia fazer... Sobre o retorno, olha, depende de muitas coisas...mas se tu quer saber de um em comparação ao outro (do digital para o físico), o retorno é proporcional..pelo fisico eu pagaria uma porcentagem bem alta para a editora, sem falar na impressão que é muito custosa..E com o livro digital, não. Eu pagaria apenas uma taxa simbolica para o site que venderia o livro. Na verdade, pensando bem, o livro digital poderia trazer mais retorno, apesar de que ele custaria bem mais barato para vocês, mas,como eu disse, depende de quantos comprarem ele também. E a gente sabe que muita gente ainda tem resistência a comprar livros digitais...por isso estou fazendo a enquete, para sondar vocês. ;)

    Portanto, não tenho nada definido ainda, ok? Só estou estudando as possibilidades. ;) Mas se tudo der certo, publico ele esse ano!

    Enfim, agradeço pelo apoio, querida!!! ♥
    bjss :************

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber que a idéia do livro não perdeu força. Mas vamos a minha opinião: Vou revelar que sou totalmente adepto ao livro digital. Não que eu não tenha livros físicos, tenha até alguns, mas levando em conta que me mudei 6 vezes nos últimos 3 anos, ter um eReader para sempre ter meus livros comigo é incrivelmente prático. Mas como conselho eu não acho que você deveria começar com o livro digital, porquê grande é a pirataria na internet e não é difícil encontrar sites onde é possível baixar gratuitamente vários eBooks pagos. Eu compro livros sempre que posso, mas tenho que confessar que baixo vários também quando não encontro um preço acessível( Só para constar, eu compraria sim um eBook seu só porque é Incógnita e para contribuir). Apoio qualquer decisão tomada e comprarei ele sendo digital ou físico. É uma pena que o digital não pode ser autografado não é? Eu estava sonhando em ter um livro seu autografado.
    Amo Incógnita e espero ansiosamente o livro. No formato que for. ^_^
    Abração =D

    ResponderExcluir
  6. Oi, William!!
    Fico muito feliz por saber que curtes a história... (tenho a impressão de que já trocamos algumas mensagens antes, não?). Mas, enfim, essa enquete é mais a nível de pesquisa mesmo. Mais estou vendo quais são minha possibilidades.
    Eu, sinceramente, prefiro o livro físico mesmo, mas reconheço as vantagens dos digitais, sim. Eu mesma já li vários digitais. E estou bem ciente das desvantagens deles, mas, como disse, ainda estou pesquisando. E assim que tiver decidido algo, noticiarei aqui no blog! ;)
    MUITO obrigada pelo apoio!! E podes ter certeza de que seu optar pelo fisico, escreverei dedicatórias para vocês! T____T

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...