quarta-feira, 15 de maio de 2013

Anime: Bakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto



Título em Japonês: Bakumatsu Kikansetsu.
Categoria: Série TV.
Episódios: 26.
Gênero: Ação, Tragédia, Violencia, Samurai.
Duração: 23 min. por episódio.

Sinopse: Bakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto é uma série com muita ação, drama, mistério, e que, em seu início, parte do ocultismo dos poderes da Cabeça do Conquistador, e entra aos poucos em batalhas históricas japonesas. A Guerra do Ano do Dragão, ou Guerra Boshin, é retratada com bastante fidelidade pelo anime que, em determinado ponto, se volta exclusivamente a ela, mostrando momentos cruciais da História do Japão, juntamente com figuras importantes da época que mudaram o rumo do país. Dentre eles, destaque para Enomoto Takeaki, que tornou-se presidente da República de Ezo, e Hijikata Toshizou, o último líder vivo do Shinsengumi e com vital participação na criação da República.


"O fim de uma Era em que os homens, vivendo como guerreiros,lutavam arriscando suas vidas
e convicções em um único golpe de Espada."

Bakumatsu, o fim da Era Edo, os últimos anos de vida do Shogunato, Foi também a última era em que homens viveram como homens, como samurais, colocando suas vidas e crenças num único movimento de espada. Os Tokugawa começavam a perder seu poder com a chegada dos ocidentais na abertura do Japão para o mundo. Vemos a inserção de armas de fogo, trazidas pelos franceses e ingleses, entre guerreiros japoneses que acreditavam na força de suas espadas, como extensão de seus corpos em luta, sendo covardemente derrotados por revolveres e canhões...e assim, dando fim ao uso das armas brancas.

Nesse cenário, uma guerra irrompe com as pessoas buscando uma nova era em meio ao caos. E esse foi o momento ideal para o reaparecimento da Cabeça do Conquistador — um antigo guerreiro morto no meio de sua batalha por um novo Japão, com sede de vingança. Essa cabeça é despertada pela revolução, e dá àquele que a possui o poder de governar uma nação por meio de sua influência sobrenatural, trazendo mais caos. Alguns a querem para si por vingança, outros por seus ideais.

No meio de todo esse contexto histórico (claro que a questão da cabeça é apenas um elemento fictício para atrair mais o público) temos um enredo central, girando em torno de Akizuki Yojiro, um misterioso mercenário que possui uma habilidade excepcional com sua lendária espada Getsuruito. Na medida em que ele se aproxima da Cabeça, um ornamento na ponta final da sua espada aponta para alguma direção por força de algum tipo de magnetismo, e os olhos do rapaz brilham misteriosamente. Descobrimos, então, que Akizuki é o Eterno Assassino, cuja missão é selar a Cabeça. E por isso, é guiado por essa força estranha, para um grupo de teatro itinerante que está em busca de vingança pelo assassinato dos pais da líder do grupo. Mas esse grupo, por sua vez, é guiado por um dramaturgo igualmente misterioso que os ajuda secretamente ao longo acontecimentos da história. Akizuki se junta a eles para emprestar-lhes sua habilidade contra os seus inimigos, enquanto a conspiração continua a seguir atrás dele. 

Dentro desse grupo de teatro, conhecemos Yuyama Kakunojo, uma jovem mulher e líder da trupe Yuyama, que carrega a sede de vingança pela assassinato de seus pais quando ainda criança. De início, ela parece ser apenas uma personagem coadjuvante sem muita importância, mas com o desenrolar dos episódios, vamos percebendo que cada vez mais ela vai adquirindo maior participação na trama, a chegar, então, a ser até mesmo antagonista. Achei isso muito interessante... 

Mesmo com com motivos tão distintos, o destino deste dois personagens irão unir-se, atraindo para ambos muitas batalhas e conspirações. Ambos lutam um contra o outro nos bastidores da História, e suas batalhas têm afetado o rumo da História diretamente, envolvendo aqueles que buscam o poder.

Bakumatsu é um ótimo animes de samurai. Dizem ser o melhor anime a retratar a história do Japão. Inclusive, em termos de personagens reais, que fizeram parte da história do país do sol nascente. :D Mas confesso que nos primeiros episódios fiquei boiando completamente. Ele já começa de uma maneira confusa, com a guerra já em andamento, e foi preciso mais de 5 episódios para finalmente eu conseguir entender o que estava acontecendo. Mas vale a pena o esforço, pela história! Os traços do autor são maravilhosos, os personagens são lindos >:D e muito bem trabalhados em suas personalidades. Depois que comecei a compreender melhor a trama, não consegui mais parar de assistir. Claro que há mais algumas faltas no plot. Como, por exemplo, faltou desenvolver mais a relação do Akizuki com a Kakunojo. Há uma cena que mostra claramente que há alguma ligação entre eles no passado, mas isso nunca chegou a ser revelado... E os dramas de cada um deles, embora cativantes, foram rasos, pouco explorados. E ainda senti necessidade de conhecer mais sobre o Akizuki, que só no ultimo episódio mostra um pouco mais sobre seu passado — mas nada muito revelador, também.

Quanto às cenas de lutas, achei meio toscas, o que foi um tanto surpreendente para mim sabendo que o anime foi produzido pela Sunrise (Gundam wing, entre outros). Eles costumam caprichar nas lutas. Mas, pensando bem, o foco não era esse, e sim as conspirações e estratégias era o que realmente estavam em jogo. Enfim, apesar dos pesares, para quem gosta de história, vale a pena, sim, investir tempo nesse anime. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...