sábado, 27 de abril de 2013

Japão em seminário



Hoje teve um seminário sobre a cultura Japonesa na faculdade, mas infelizmente não pude participar porque estava em aula, e porque só soube disso na hora do almoço (ou seja, não tive tempo para fazer inscrição). Havia um singelo cartaz numa parede informando que estava ocorrendo. T___T

Para me sentir menos excluída, resolvi criar meu próprio seminário (de uma pessoa só T___T) e trazer para cá algumas curiosidades que eu já sabia, outras que pesquisei.


1. Eles são tão respeitosos, que beijar em público é incomum, e eles sentem vergonha. Eu tive um professor que comentou que certa vez foi ao Japão com amigos, e eles visitaram um museu, e um casal se beijou ali, e todos os japas em volta deles ficaram olhando em curiosidade. hehe.
2. Cada fumante leva seu cinzeiro de bolso e guarda as bitucas dentro dele. Jamais alguém bate o cigarro para deixar as cinzas na rua (muito menos deixam os tocos no chão).
3. Eles têm um feriado para o Dia das Meninas! o/ 03 de Março, acontece o Hinamatsuri; um festival de bonecas, onde as famílias celebram a data para desejar as meninas um crescimento saudável e feliz.
4. A educação é um dos maiores motivos pelo qual o Japão se tornou uma potencia mundial. O sistema de ensino é dividido em três etapas: escola primária (6 a 11 anos), escola média (12 a 14 anos) e escola secundária (15 a 17 anos). Os alunos têm aula de manha e à tarde. Além disso, eles estudam várias matérias, como Língua Nacional, ciência, artes plásticas, educação moral, atividades do lar, estudos sociais (história, geografia e educação cívica), música e matemática. (merda de Brasil o/)
5. O sinal de positivo significa namorado. Para referenciar a namorada, se levanta o mindinho. (essa eu não sabia)
6. Os carros são dirigidos com o volante do lado direito. (bem como na Inglaterra)
7. Quando estiver conversando com um japonês, jamais coloque a mão no bolso. Para eles, isso é um sinal de desrespeito.
8. A cor branca representa morte no Japão. E preto é vida. (Bem pelo contrário dos países ocidentais)
9. A figas (sabe aqueles pingentes que a tia dá de presente?) são representações fálicas no Japão. Não ofereça de presentes. (só não sei se esse "fálico" se refere ao órgão genital, ou culto...)
10. O saquê é uma bebida típica japonesa feita com arroz e água. Geralmente é servida antes das refeições. O saquê é uma bebida muito valorizada no Japão e é até oferecida aos deuses. (Clamp adora saquês! XD)
11. É comum encontrar pessoas usando mascaras cirúrgicas no Japão. Isso significa que elas estão gripadas e não querem contaminar outras pessoas. E lá, gripe é motivo para faltar escola e trabalho; tratado como uma doença grave, como outra qualquer.
12. Existe uma lenda japonesa que conta que os deuses atiraram ao mar sua lança poderosa e o impacto dela na água fez espirrar 4.223 gotas. Essas gotas se transformaram nas ilhas que formam o arquipélago do Japão. (amei essa)
13 Eles evitam se tocar. Cumprimentam-se com reverências, não são adeptos de abraços e apertos de mão. (isso é facilmente perceptível nos próprios animes/mangás :D)
14. O número quatro é uma das superstições mais populares. Devido a sua pronúncia (SHI) ser a mesma da palavra morte (SHI) é comum encontrar edificações que não possuem o quarto andar. 
15. Nenhum prédio tem o térreo. Todos começam pelo primeiro andar.
16. Em muitos hospitais evita-se usar leitos como os números 9 e 42 pois a pronúncia deles respectivamente, significam dor e morte.
















E esse é o Kenichi Matsuyama!♥ um dos atores japoneses mais cotados para as produções. Para quem não o conhece, foi ele quem interpretou o L do Death Note!♥ ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...