sexta-feira, 5 de abril de 2013

Coisas para não fazer no facebook



Apesar de ser um local democrático e pessoal — onde cada um tem o direito de fazer o que quer —, não podemos esquecer que também é um local publico, onde outras pessoas acessam as informações que são postadas ali. E como algo social (trata-se de uma rede social, certo?), como em qualquer sociedade, é preciso seguir algumas regras para o bom convívio. Sem regras, o ser humano não sobrevive! Pelo menos, não hoje em dia....


Já vi citarem alguns tópicos básico, como as chatas solicitações de jogos para quem não joga; o uso indevido do facebook contando o que comeram no almoço, onde estão, o que vestiram (tem gente que só falta postar coisa do tipo "estou cagando agora" ¬¬) e etc — sendo que o twitter ainda sobrevive, e serve para isso; entre outras coisas banais, que deveriam ser lógicas, mas sei que para nem todos são. Entretanto, acho pertinente listar mais alguns que são mais importantes ainda.


1.Cuidado com as fotos que vocês postam.
Além da frequência com que postam elas, é preciso tomar cuidado redobrado com o que é postado. Há pessoas que estão de olho no seu álbum de fotos, e elas servem, inclusive, para incriminar alguém. Há um caso em que uma mulher queria que seu marido tirasse a pensão alimentícia dos filhos (ela não era a mãe biológica), alegando que eles já podiam se sustentar por si mesmos. Apesar dos filhos dizerem que não (não tinham como comprovar renda), eles viviam viajando e postando fotos de viagens. Assim, portanto, a mulher imprimiu todas as fotos dessas viagens e as levou à justiça. Resultado: ela ganhou a causa graças ao facebook, deixando os filhos do cara numa situação, no minimo, delicada. Há outro caso em que um cara disse estar doente para trabalhar durante um período, mas ao invés de ficar em casa, ele, na verdade, saiu para viajar também e, na volta, depois de postar suas fotos, foi demitido.

E outra: para quem tem irmãos pequenos, cuidado com as fotos que vocês postam deles. Se você tiver algum parente com filhos pequenos, avise-os também. Não se esqueça que pedófilos estão por todas as partes, inclusive o facebook. Eles ficam de olho em quem tem filhos, sobrinho ou irmãos fofinhos, que postam fotinhos dele tomando banhinho, que está de biquininho na piscina, brincando só de calcinha ou cueca na varanda de casa e etc... MUITO cuidado. 

As vezes a gente pensa que essas coisas só acontecem com os outros, mas quando menos esperamos, a merda está feita! Lembrem-se que essas pessoas também achavam que não aconteceria com eles! Portanto, não custa nada evitar. Sei que a tentação é grande, e às vezes temos necessidade de compartilhar um momento especial com os outros, mas é melhor pensar duas vezes antes de fazer isso.

2.Cuidado com as informações que você dá.
Uma coisa é você dizer que gosta da banda tal e do filme tal. Outra bem diferente é sair postando os lugares que você frequenta. E cuidado com os "like" das páginas, porque eles dizem muito sobre você também. Além de pedófilos, já se sabe que há outros criminosos e sequestradores que cuidam pessoas através do facebook. Eles ficam de olho nos locais que você frequenta, analisam com que frequência  para então darem seu bote. Há aqueles pivetes que ficam de olho nas coisas que você tem, quando postam uma foto sua em casa, em frente ao espelho com seu iphone novinho.

Além disso, há uma teoria, não sei se é verdade (mas também não duvido), de que o facebook vende as informações das pessoas para empresas. E por isso, para cada um, é sugerido um "like" de alguma empresa diferente. Não é muito legal saber que estão lucrando em cima de você, sem seu conhecimento. Eles também têm informações sobre quais páginas do facebook você andou clicando. E sabe-se lá o que mais eles não fazem com as nossas informações. 

A polícia tem acesso quase livre ao banco de dados do facebook, ou qualquer rede social, mas até aí tudo bem, pois quem não deve, não teme...De qualquer forma, é bom ficar de olho com o que você fala em "público", pois o anonimado na rede não é 100% anônimo.

3.Cuidado com o que você diz
É preciso cuidado até com o que você fala através do chat do facebook, pois isso fica registrado. Vide o caso de uma gaúcha preconceituosa que andou falando merda no facebook a respeito dos nordestinos. Graças as informações que a anta postava, e mais as conversas "privadas" dela, ela recebeu sua punição.

Ah, e tem mais!, para quem trabalha ou está procurando emprego, é preciso cuidado redobrado porque sabemos que as empresas, antes de chamar o candidato, olham, sim, seu facebook para fazer uma análise mais profunda sobre quem eles estão contratando. Eles querem saber quais são suas crenças, como você se comporta, com quem andam, quais são seus gostos pessoais, por onde anda...



Claro que, com isso, não estou querendo dizer que o facebook seja uma ferramenta do mal! Ela é ótima para muitas coisas, como manter contato com um amigo ou parente distante, serve para divulgar a sua empresa, ou criar um grupo de estudos, e principalmente tem se mostrado eficiente para divulgação de causas sociais. Sabemos que muita coisa foi resolvida pelo governo e pela polícia, porque o povo espalha noticias sobre algo que não está funcionando como deveria. Muita coisa foi conquistada graças ao facebook, que tem unido as pessoas para uma mobilização, e tem trazido muitos resultados. Algumas pessoas acham chato "Fulaninho" que vive postando coisas sobre feminismo, parada gay, os ciclistas na rua, Marco Feliciano, o acidente que aconteceu não sei onde...Mas foram graças a essas pessoas "chatas" que muita coisa foi resolvida, enquanto você fica sentado com a bunda na cadeira, olhando as fotos dos seus amigos. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...