domingo, 28 de outubro de 2012

Mais um desabafo...



Hoje, quando eu estava respondendo à alguns reviews, apareceu uma fic naquela coluna de atualizações,  sabem? E o titulo era o nome de um livro que está fazendo sucesso, atualmente. Bom, quando fui dar uma espiada, só de curiosidade mesmo, me deparo com a seguinte afirmação da "autora" nas notas: 

"... esta história é completamente pananana nome do livro pananana, eu só irei mudar os personagens da história original e passar para os personagens de pananana nome de uma série famosa pananana.
espero que gostem!"

Eu juro que li algumas partes do primeiro cap dessa fic, pra me certificar de que era mesmo isso o que ela estava fazendo, e pasmem! ERA! Por acaso, eu já tinha lido esse livro, e o identifiquei na hora.

Qual foi minha reação? Mandei uma review (e confesso que, talvez, eu devesse ter mandado mp para não expor tanto a autora), explicando que isso era plágio, que ela estava ferindo algumas regras do site, e que ela deveria tirar a fic do ar — pois já tinha bastante capítulos postados. Mas notem que avisei ela antes de fazer a denuncia!

Talvez eu tivesse sido um tanto agressiva no meu review, mas com certeza fui educada. Ela, por outro lado, não foi. Me respondeu cheia de desaforos, e ainda se achando com razão só por que deixara explícito nas notas que a fic não era dela. 

Eu, então, indignada, mandei uma mp dizendo que ela estava, sim, violando as regras, e que agora ela que se vire com a moderação, por que iria denunciá-la. 

continuando a novela, ela respondeu meu mp, pedindo desculpas e tal, mas que não entendia por que eu havia cismado com ela...

"... tipo, de boa, ok, posso até esta ignorando uma regra do site, ok, mas véi, porque voce resolveu falar, me desculpa pela ignorancia , de verdade. é que tipo, eu nao fico falando quando vejo fanfics e nem quando vejo plagio, porque eu cuido da minha vida e nao meto o nariz aonde nao sou chamada."

Bom, aqui chegamos onde eu queria fazer meu desabafo. Aliás, eu desabafei com ela primeiro, e vou colar aqui o que eu escrevi para ela, pois quero saber se estou mesmo certa.

"Beleza, desculpas aceitas. Vou explicar o porquê... lembrando que tentei avisá-la antes de denunciá-la, hein!

Bom, primeiro, um dos objetivos do site é incentivar a criatividade dos "escritores" (digo entre aspas, porque considero escritores aqueles que são realmente profissionais — mas isso é uma frescura minha mesmo). E aí me pergunto, onde está a tua criatividade nisso?

Mas tudo bem, o problema é teu se não quiser desenvolver tua intelectualidade (pq a criatividade é uma das competências que envolve a intelectualidade do indivíduo — afinal, exige que a pessoa pense, não concordas?).    

Segundo (e o principal motivo), eu escrevo histórias originais e ficaria indignadíssima se visse alguém fazendo o que tu fez sem minha autorização — mesmo que eu concedesse a autorização, caso me fosse pedido. Acho isso uma tremenda falta de respeito e consideração com os autores...

Tu gostou do trabalho do autor? Ótimo, maravilha, compre o livro, fale dele, recomende ele. Mas alterar uma historia que foi arduamente pensada, trabalhada, que exigiu tempo do autor, e em muitos casos até estudos (!) foram feitos, é demasiado frustrante, sabe? E tu sequer sabe se a autora gosta dessa série para qual tentastes adaptar, né?! Eu iria odiar com todas as minhas forças se alguém tentasse adaptar minha historia pra alguma coisa que envolva funk, por exemplo. Me desculpe caso tu gostes, mas acho esse um estilo de musica degradante, com letras baixas, muito mal pensadas, sempre com as mesmas batidas. Mas como todos dizem, gosto é gosto, cada um sabe do que gosta. 

Enfim, continuando, tu já teve algum trabalho escolar copiado e que recebeu mais nota do que o trabalho que tu mesma entregastes? Tu já viu alguém trabalhar de graça (melhor dizendo)? É a mesma coisa. Por que, não sei se tu sabes, mas temos algumas pessoas no site que escrevem suas fics, conseguem alguma fama (digamos assim) e depois publicam suas estórias para conseguirem algum dinheiro. Você acha justo conseguir esse reconhecimento como boa escritora por uma historia que você não pensou, pra depois publicar uma original tua e vender — graças à tua reputação que adquiriu às custas dos outros? Não sei quais são suas pretensões  sequer sei quanto anos tu tens; talvez nem planejes agora escrever algo sério, mas futuramente você pode mudar de ideia, como acontece bastante...Talvez você não leve o site à sério agora, mas muita gente leva.

Espero que tenhas entendido o que eu quis dizer. É como se a autora tivesse suado, ficado noites em claro pensando na história (que, à propósito, fiquei sabendo que é muito boa — há bastante criticas positivas, tanto para o livro quanto o filme) para te dar de graça o reconhecimento que ela batalhou para si... Mas acho estranho alguém se importar tanto com o número de comentários, se não pretende nada com isso...

Bom, espero que tenhas compreendido minha indignação. Eu tentei te explicar da maneira mais fácil que o que tu estavas fazendo era, sim, plágio; mesmo tu não alegando que a fic era tua. Por que existe uma enoooooorme diferença entre inspiração (que é algo que te dá uma ideia, com base noutra) e plágio (que é a simples cópia de um material existente, seja essa cópia integral ou parcial, se não houver caraterísticas distintas que diferencie a obra plagiada da cópia).  

Bom, infelizmente, eu já denunciei. Assim que te mandei a primeira mp, fiz a denuncia. Por que assim como você disse, também fiquei "P" da vida quando li tua resposta meio desaforada, né. Eu tentei agora deletar a denuncia, mas não funcionou. Apareceu uma mensagem dizendo que somente o pessoal da staff pode deletar. Não sei bem como isso funciona, mas acredito que eles vão entrar em contato contigo, e pedirão para que tu mesma delete a fic (caso contrário, eles te banirão do site). Dai tu pode explicar, dizendo que houve um mal entendido, que tu não compreendeu bem as regras, e achou que não fosse plagio por que tu não estava alegando que o enredo era teu, e que eles não explicam o que é plágio. Até mandei uma sugestão para eles criarem um link só com isso, por que tu não é primeira a fazer esse tipo de coisa, realmente. Pra ti não dizer que peguei somente no teu pé, eu já denunciei outras pessoas que fizeram isso, e pretendo continuar fazendo sempre que eu pegar alguém fazendo isso — pelos mesmos motivos que citei. E tenho certeza de que não será a última — afinal, o site está sempre recebendo gente nova. 
 Espero que não tenhas ficado com (tão) má impressão minha. Eu tentei te ajudar, e tu que me rechaçou. Mas se precisar de ajuda com alguma coisa, com dúvidas, ou o que for, pode me pedir, que ajudo sem problemas..."

E aí? Alguém discorda de mim? Fui até legal demais com ela, não fui?

8 comentários:

  1. Puta merda, tu tenta ajudar e a menina vem com desaforo. Achei sim que tu foi muito legal com ela, pq se fosse eu não tinha sido. Parabéns por ter denunciado a fic, sei lá eu não gosto de meter meu dedo em nada que eu não seja chamada XD mesmo que isso me chame muito atenção.
    Então tu estar certíssima e ela que acate com as consequências por ter feito o plagio.

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    Bem, acho que foi mais do que justo o que você fez!
    Ora, não importa se ela avisou ou não, isso é plágio!
    Acho que você, senhorita Amanur, foi até bondosa demais. Uma coisa é se inspirar em algo outra e pegar os personagens e mudar o nome.
    Já vi coisas parecidas com isso, mas com bandas. Sério, depois da nova regra do Nyah! para com bandas o que eu mais vejo é "Originais" com nomes de bandas e integrantes de One Direction, Tokio Hotel e cia. Isso é desgastante, maçante. E se a pessoa comunica à autora ela é xingada e a sem razão.
    Obrigado por ler até aqui e saiba que concordo contigo u.u

    ResponderExcluir
  3. OMG! Aish, você me inspira demais u.u
    E como eu adoro seus posts e comentar eu vou fazer >.<
    Em minha humilde opinião é plágio e eu concordo com você.Acredito que você não foi rude ou algo assim e que estória nesse mesmo esquete é o que não falta no Nyah!
    Acho que se chama FANFIC por um motivo, porque obviamente, são estórias de fãs sobre determinado assunto.
    Agora depois que você avisou a menina não quis ouvir e tentar ser um pouco mais racional, só lamento porque plágio é algo detestável além de ser crime federal.
    Fazer o que ?
    Parabéns e continue me inspirando u.u
    Kissus Ja ne

    ResponderExcluir
  4. Julia, obrigada pelo comentário! Mas deixa eu te dizer uma coisa...eu sei que muita gente tem medo de confrontar as pessoas, ou porque não tem argumentos fortes o suficiente, por vergonha, por preguiça, por medo da retalhação, por não saber se expressar bem...enfim, os motivos podem ser vários, mas acho o mundo chegou onde chegou graças às pessoas que se metem onde não são chamadas. Não sei se tu escreve alguma coisa, se sim, acho que tem tudo a ver, por que, de certa forma, indiretamente, tu estás envolvida nisso, assim como eu. Acredito que todos devem denunciar esse tipo de coisa... Mas claro, usemos o bom senso. Antes de denunciar, vamos avisar o infrator através de um comentário ou mp. Se ele insistir, aí denunciamos. Não tenha medo de por a boca no trambone!!! xD Lembre-se: a união faz a força! o/ iauhauihauihi
    bjss :****************

    ResponderExcluir
  5. Jessica, agradeço teu apoio também!
    bjss :*******************

    ResponderExcluir
  6. Rafa, muito obrigada pelo comentário. Fico feliz que inspiro alguém, mesmo que com sermões!!! iuahuiahaui mas é isso mesmo, a palavra Fanfic tem um significado bem distinto... mas acho que nem todo mundo entende isso, infelizmente. u.u

    bjss :*****************

    ResponderExcluir
  7. Poxa, você foi super legal com ela, sim.
    E pelo que ela respondeu, até deu a entender que sabia que estava violando regras do site, mas fez mesmo assim, achando que ninguém ia falar nada. Ou seja, é justamente por ninguém falar nada que essas coisas acontecem, né? >( Por isso concordo com você, tem que denunciar! \o/
    Aliás, qual a lógica de uma pessoa criar uma "fanfic" assim? Asahsuausua! Se fosse só vontade de unir duas coisas que gosta, que fizesse só um post de humor em um Blog, sei lá... Kkkkk. Mas uma fanfic? Pow, as pessoas ralam pra escrever as histórias, e a menina vai lá e posta uma coisa pronta na maior cara de pau? o.O

    Kkkkk, beijos.

    ResponderExcluir
  8. pois é, Lety, mas infelizmente essas coisas acontecem mesmo. E muito. E o mais engraçado é ver as pessoas escrevendo algo do tipo "plagiar é feio!" e dai tu olha, a criatura faz uma coisa dessas!!! ¬¬ ja cansei de ver isso.

    bjs :**********

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...