terça-feira, 10 de abril de 2012

Coletânea de Ilustrações de contos de fadas


Como já mostrei meu gosto por estórias de conto de fadas da disney, achei legal trazer essa matéria que, embora fosse do inicio do mês passado, talvez nem todos tenham visto.

O Estadão, entre outros, publicaram uma matéria bacana sobre um livro que a edítora Tarchen está publicando. Os "Contos de Fadas dos Irmãos Grimm", traz uma coletânea de ilustrações de diferentes épocas, que marcam os contos, numa comemoração de 200 anos da primeira publicação de Contos da Criança e do Lar (em tradução literal), que reunia as principais histórias coletadas pelos irmãos Grimm. Para quem não sabe, as histórias não são originalmente deles. Eles apenas fizeram uma coleta de contos e mitos, e os transformaram. Uma adaptação. Eu já havia criado um post falando sobre os contos originais aqui.

De acordo com o jornal, os contos começaram a ser compilados em 1810, quando os irmãos tinham 51 histórias coletadas na Alemanha e na Dinamarca. E as ilustrações foram feitas entre 1820 e 1950 para edições de todo o mundo, por artistas de países como Alemanha, República Tcheca, Grã-Bretanha, Áustria, Suécia, Suíça e Estados Unidos.

Eu queria o livro T__T



Em ordem:

A Bela Adormecida', feita por Herbert Leupin em 1946
A Bela Adormecida', feita por Herbert Leupin em 1946
Branca de Neve', em uma ilustração de Wanda Zeigner-Ebel, em 1911
E Chapéuzinho Vermelho, feita por Divica Landrová, em 1959.


Eu gostei de todos. São mais simples, em comparação com as ilustrações digitais que estamos acostumados a ver em mangás e HQ, mas muito bonitos. Esses foram realmente feitos à mão, desde o primeiro traço à pintura, afinal, não havia computadores e muito menos photoshop e ilustrator... Eu, particularmente, valorizo mais trabalhos feito à mão do que digitalmente. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...