quarta-feira, 25 de abril de 2012

Annie Leibovitz



Depois de postar algumas fotos dela aqui (na verdade, fiquei sabendo depois de procurar mais sobre a Annie que soube que ela era a autora dessas fotos) virei fã da mulher! E resolvi ir atrás do trabalho dela, já que também gosto bastante de fotografa. Eu já fiz um ano de curso de fotografia, acho que já mencionei isso antes, mas, infelizmente, não tenho talento para a coisa. T_T Acontece...

Enfim, Annie Leibovitz é nascida nos Estados Unidos, com forte descendência russa. Ela não é exatamente fotógrafa de moda, apesar de fazer alguns trabalhos de campanha para este público. Ela não se prende a um único tipo de trabalho. Vemos que ela gosta de ser desafiada, e criar o que sua imaginação lhe manda. Todas as imagens refletem uma enorme criatividade e sentido de humor. Leibovitz mistura conhecidas obras romanas, como a Loba do Capitólio ou uma Vénus, sem esquecer as dos mestres renascentistas, como Leonardo da Vinci ou Botticelli, com cenários modernos e modelos de carne e osso, todos portadores de uma chávena de café Lavazza na mão. O resultado é espantoso, como eu já mostrei aqui no blog. A publicidade confunde-se com arte.

Leibovitz começou a estudar pintura no Instituto de Arte de São Francisco, mas não deixou a fotografia de lado. Embora tenha feito cursos noturnos de fotografia, foi sua estadia em um kibutz – comunidade judáica (Leibovitz é judia) -, em Israel, que muito a influenciou inicialmente.

Na década de 70, Annie assinou seu primeiro contrato com uma grande revista: a Rolling Stone. Seu primeiro trabalho foi um retrato em preto e branco de John Lennon. Nessa época, Anniefotografou ainda: Bob Dylan, Bob Marley, Patti Smith, além de ter retratado os stones Keith Richards e Mick Jagger.

O seu estilo de fotografar os artista foi que definiu o estilo da revista nos dias de hoje. Ela, com certeza, deve ser uma grande inspiração para muitos fotógrafos novos, que adoram fazer retratos, e para aqueles que lidam com celebridades.

Hoje em dia, ela é a queridinha dos Estados Unidos, e todos querem ser fotografados por ela. Mas, enquanto isso, acredito que muita gente deva criticá-la também pelo uso óbvio de photoshop, na maioria dos seus trabalhos atuais. Se não criticam agora, com certeza já criticaram, pois os mais conservadores do conceito de arte, abominam nosso amigo PS. T_T

Trouxe algumas das muitas fotos dela para cá. :) Algumas são bastante famosas...

Dizem as más línguas que essa foto da Miley foi muito criticada na época em que foi publicada, pois a guria tinha apenas 15 anos. A sensualidade dela está bastante objetivada, embora também possa ser vista a inocência dela. Depende do ponto de vista de cada um...

Leia mais no blog obviousmag.

2 comentários:

  1. Foi ate ela que fez aquelas fotos das princesas, lembra? A dos atores personificando os personagens da Disney. Eu amoooo ela!!!!

    ResponderExcluir
  2. siiiim! foi ela mesma. Até quando eu postei aqui aquelas fotos, na verdade, eu não sabia disso. Eu havia lido em algum lugar que o fotografo era um homem...acho até que foi no site da globo, onde eu as vi pela primeira vez... Mas depois quando fui juntando as imagens para trazer para cá, não havia encontrado o nome do fotógrafo. Dai agora, pesquisando mais sobre a Annie foi que descobri que eram delas, aquelas fotos T_T já até adicionei a informação no post. Ela é realmente sensacional!Virei fã dela também! T_T
    bjss :**********

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...