segunda-feira, 16 de abril de 2012

Amaterasu e Susano


Mais alguém sabia que Amaterasu e Susano são personagens da mitologia japonesa?? Eu sabia da Kyuubi, e achava que era só... vou ter que dar mais uma pesquisada sobre o assunto, e rever meus conceitos sobre Naruto. T_T Apesar de que, não é lá tão excepcional que animes se apropriem das lendas japonesas em suas estorias...

Mas como eu havia mencionado interesse sobre o assunto, resolvi trazer para cá minha recente descoberta :D


Bom, para que não sabe, a deusa do sol é chamada de Amaterasu, da qual descende a família imperial do Japão. De acordo com o Wikipedia, Amaterasu fica permanentemente sentada de costas para seu irmão, o deus da Lua, no reino celestial. Existem muitos mitos que explicam as relações naturais. O sol e a lua, irmã e irmão, não tem uma vida fácil. Do reino celestial, Amaterasu ilumina o arquipélago japonês.

Mas ainda não tenho certeza sobre isso. O Wikipedia não é uma fonte confiável... vou pesquisar mais sobre isso.


Mas enfim, ainda de acordo com o site, Amaterasu, também conhecida como Ama-Terasu-Oo-Mi-Kami, cujo nome significa "Grande Deusa Augusta que ilumina o céu", é a Deusa do Sol, divindade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios. Nasceu do olho esquerdo de Izanagi e domina o panteão xintoista, em que figura um certo número de personificações das forças naturais. É representada empunhando um disco solar.
"Amaterasu vivia em uma gruta, em companhia de suas criadas, que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra. Até o dia em que seu irmão, Susanoo, deus da lua e do Oceano — nasceu do nariz de Izanagi (tipo, que nariz, hein! iauhauiah) —, jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Assustadas, elas se atropelaram, e uma delas morreu com seu sexo furado por sua própria laçadeira. A deusa Amaterasu não apreciou a brincadeira. Zangada, recolheu-se em sua gruta e a luz desapareceu. E o pânico foi semeado até no céu, onde viviam os deuses e deusas, que como os humanos, também não enxergavam nada. Eles se reuniram e bolaram uma estratagema. Pediram a Uzume, a mais engraçada das deusas, que os distraísse diante da gruta fechada em que Amaterasu estava amuada. Uzume não usou de meios termos: levantando a saia, pôs-se a dançar provocantemente, exibindo suas partes íntimas com caretas irresistíveis. Estava tão divertida que os deuses desataram na gargalhada... Curiosa, Amaterasu não aguentou: entreabriu a pedra que fechava a gruta, e os deuses lhe estenderam um espelho onde ela viu uma mulher esplêndida. Surpresa, ela se adiantou. Então os deuses agarraram-na e Amaterasu saiu para sempre de sua gruta. O mundo estava salvo."

Sobre Susanoo, diz-se que se comportou mal de várias maneiras e sua irmã Amaterasu se retirou para uma caverna. A desgraça de Susanoo o redimiu por matar uma cobra de 8 cabeças, Yamata no Orochi. Ele quebrou a espada dele cortando a cauda do dragão, mas outra espada apareceu, a lendária espada de Kusanagi ("A Cortadora de Grama", mais conhecida como "Mata-dragão") a qual ele deu para Amaterasu. Por fim, Susanoo se casou com Kushinada e eles e seus descendentes realizaram feitos titânicos de procriação. Um dos seus descendentes, por exemplo, foi O-Kuni-No-Nushi, que teve oitenta irmãos (tipo... poxa... haja perereca... ou nariz! auihauiahi).

2 comentários:

  1. Nooossa, não sabia disse. Achei que esses nomes eram coisa da cabeça do Tio Kishi.

    Poxa, eu realmente preciso pesquisar mais sobre os termos do meu anime preferido. T-T hauhauah

    ResponderExcluir
  2. Née??? ainda bem que não sou a única que estava boiando nisso. T_T hehehe.Eu também vou tentar desvendar mais, e o que descobrir vou colocando aqui. :)
    bjss :***********

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...