quinta-feira, 1 de março de 2012

Tutorial: Criando Sombras


Como havia prometido no post do tutorial anterior, vou mostrar pra vocês como adicionar sombras. É super simples também. Lembrando que, para visualizar melhor as telas, basta clicar sobre elas.

Uma OBS: a numeração das etapas, embora não estejam em ordem, o que eu escrevi está! Ignorem elas, pois servem apenas para controle interno meu, entre o texto e os prints que fui tirando. O que importa, para vocês, é o texto. ;)

1. Bom, a primeira coisa a fazer, como sempre, é escolher a imagem a se trabalhar. Eu escolhi essa do Ben, em que ele está de corpo inteiro (ui) para dar umas noções básicas sobre sombra, que muitas vezes não nos damos conta.



2. Escolhida a imagem, vamos, então, duplica-la com o botão direito do mouse, e clicar em duplicar, como mostra a tela abaixo. Depois, clico no olho da imagem original (conforme vou mostrando circulado em vermelho).




3. Depois, vou na ferramente seleção, e seleciono o excesso de imagem que não quero utilizar, e com o botão "delete" ou "Del" do teclado, eu apago esses excessos. Vejam como vai ficando.




Agora, vou mostrar uma coisa diferente, que aprendi a pouco tempo. É uma nova maneira de fazer uma seleção mais detalhada. Ela é mais eficaz e mais rápida de fazer. Seu único problema é que funciona melhor em casos em que a foto é bem contrastada entre luz e sombra. Por exemplo, nessa imagem que peguei do Ben, temos apenas ele na foto. O fundo é liso, sem texturas, sem outros objetos. Então, contrastá-la em preto e branco é moleza, por que consigo fazer com que o fundo fique todo branco, e apenas ele todo preto.

Vocês entenderão melhor o que quero dizer com as telas.

4. Vão na ferramente "Channels" ou "Canais" da barra de ferramentas. Se ela não aparecer para vocês, basta irem em em Window (ou janela) e clicar em "Channels" (ou canais). Bom, com ela selecionada, vocês vão duplicar a layer, ou cama, Green (verde), como mostro na tela abaixo.


Ela se parece assim! É que na tela abaixo, a janelinha ficou por cima dela. ¬¬




E aí, vai aparecer lá embaixo aquela cópia "Green copy". Vocês devem manter somente ela selecionada. O olho só pode aparecer nela, entenderam?

5. Feito isso, agora, apertem no teclado de vocês as teclas Ctrl + L ao mesmo tempo. Vai aparecer essa tela que mostro aqui.





Os valores que eu vou usar aqui, varia de foto para foto. Mas o que devemos fazer, então, é criar aquele contraste que mencionei anteriormente, entre o fundo e o Ben, através do preto e branco. Sacaram? Vejam como ficou a minha imagem.




7. Bom, temos um problema aqui. O rosto do Ben ficou branco, e a camisa branca dele, lógico, continuou branca também. O que fazer? Muito simples. Eu dei um zoom na foto pra conseguir enxergar os detalhes, em seguida, com o pincel, eu vou PINTAR. essas partes brancas de preto. :) E assim, ele ficou. Ampliem essa imagem (clicando nela), para verem o que escrevi.




8. Agora, com a Magic Wand Tool (não sei como é traduzido para o português, mas é aquela que selecionei em vermelho na imagem abaixo), vocês dão apenas um clique dentro da imagem de vocês, na parte preta. Vejam como o Ben ficou todo selecionado.




9. Com isso, vocês voltam para a ferramente de Camadas, como mostro abaixo.



10. Agora, vocês vão em Select (selecionar) e Inverse (inverso), conforme mostro na tela. E notem como ele inverteu a seleção. Em seguida, cliquem no botão Deletar do teclado, para tirar todo o resto que não nos interessa.



Só pra mostrar a diferença entre as seleções invertidas. É assim que ela deve ficar.
11. E então, temos apenas o Ben.


Agora cliquem novamente no olho, para voltarmos a ver a imagem original.

Pessoal, eu não sei o que foi que eu fiz, que a imagem já saiu toda preta pra mim. Mas caso para algum de vocês, ela estiver aparecendo colorida, bastam que , ainda com a camada acima selecionada, cliquem em Ctrl + L, e refaçam aquele esquema de transformar o Ben em preto. E ele ficará assim (não vou mostrar tudo de novo, pq vocês já viram antes a tela que aparece, certo? lá na etapa 5).

13. Bom, agora é que vem as manhas. Cliquem em Ctrl + T, e aparecerá um noto tipo de seleção em volta do Ben. Notem que há 8 quadradinhos, em volta dessa seleção nova. Eles servem para direcionar o angulo pelo qual vocês pretende mexer na foto. Sabendo disto, vocês vão, com o botão Ctrl pressionado, clicar com o mouse o quadradinho que tem no meio, na parte superior (como circulei ali) e arrastá-lo para o lado que quiserem que a sombra fique.



(É tortinho assim, que deverá ficar.)

14. Cliquem em Enter, e pronto! Vocês já estão com a sombra praticamente pronta. Apaguem os excessos que aparecem (dependendo da foto, pode não aparecer). Em seguida, vocês vão mexer na opacidade da imagem, para transformar a sombra meio transparente, conforme mostro na tela abaixo. 





15 . Está quase pronta. A única coisa que falta, é um pequeno, mas super importante, detalhe. Não sei se todos já repararam nisso, mas uma sombra JAMAIS aparecerá descolada do corpo. Portanto, nesse caso, como a foto está de corpo inteiro, ela DEVE está conectada ao corpo do Ben. Mas não por cima dele! Então, vou apagar com a borracha, a parte da sombra que fica sobre o bonitão. Dei um zoom para poder ver bem os detalhes, e apaguei a sobre sobre a perna que está afrente, suponto que ela faz sombra na perna de trás.





E prontinho! Tenho a sombra dele. Depois que vocês pegarem bem a manha para o que serve cada ferramenta, fica bem mais fácil e intuitivo de fazer as coisas. ;)




Depois de toda essa trabalheira desgraçada, me dei conta de que pus a sombra no lado errado! ¬¬. Notem como a luz vem do lado direito dele. E se notarem bem, ele meio que já tem uma sombrinha nos pés dele, ali, do outro lado!!! ¬¬ eu só reparei nisso agora. Isso é importante analisar antes de fazer cacas como essa. Prestem atenção de onde vem a luz, pois a sombra deve ficar do lado oposto, se não fica algo meio bizarro.

Enfim, espero que tenha ficado claro, mas qualquer dúvida, ou sugestão, é só mandar! ;)
bjss :********

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...