terça-feira, 13 de março de 2012

Publique seu livro


O Yahoo postou uma notícia bacana ontem. 


"Inspirado nos sites estrangeiros lulu.com e bubok.com, o portal PerSe auxilia autores independentes a publicarem gratuitamente seus livros, direto pela Internet, sem intermediação. Depois que o livro estiver pronto, o autor define quanto quer ganhar de royalties e pode colocar a versão impressa e o eBooks à venda na livraria eletrônica do PerSe, que também tem parceria com outras seis lojas online (Distribuidora Xeriph, Nuvem de Livros, iba, Livraria Cultura, Amazon e Google Books). 


A remuneração do PerSe é 25% do valor que o autor definir como “sua remuneração”, com um piso mínimo de R$1,00. O diretor-geral da PerSe, Antonio Hércules Junior, comemora o sucesso do portal, que foi inaugurado em maio do ano passado e já soma 350 livros publicados. “A demanda só tem aumentado. Em fevereiro, por exemplo, publicamos 50 obras”.


Passo a passo para publicação
  • Crie uma identificação para o seu livro: título, nome do autor, categorias, palavras-chave para buscas, edição, sinopse, entre outros;
  • Defina as caraterísticas físicas do seu livro: formato, acabamento, papel do miolo e se a impressão será feita em cores ou preto e banco;
  • Monte o conteúdo do seu livro: suba o arquivo para o sistema do PerSe e utilize-o para criar e produzir a capa do seu livro;
  • Defina o preço de venda do seu livro: você estabelece quanto quer receber por livro vendido e o sistema calcula o preço de venda;
  • Você escolhe também se quer vender o seu livro impresso, eletrônico (eBook), ou os dois;
  • Caso você queira ajuda para editar, revisar, lançar e divulgar o livro, o PerSe oferece uma série de serviços adicionais de publicação e marketing com um valor adicional."


Leiam o texto na íntegra aqui


Mas assim oh, eu dei uma bisbilhotada no site, e não é tão gratuito quanto parece. Quero dizer, a não ser que vocês tenham seus próprios recursos para diagramarem o livro, produzirem a capa, e revisarem o texto. O site oferece esses serviços, mas eles não são gratuitos. O preço é bem salgadinho, na minha opinião. O ideal é vocês contratarem alguém para revisarem o texto, peçam para uma gráfica produzir a capa de vocês, que sai BEEEEEM mais barato, e então mandem o resultado final para eles imprimirem. :) 


Sinceramente, eu não sei o que acho desse tipo de serviço, "facilitadores para qualquer um publicar livros". Por que não basta apenas escrever um livro, e publicá-lo. Quem dirá que o livro realmente é bom? É claro que nós mesmos sempre achamos que o que escrevemos está bom. Nossos pais também acham tudo o que fazemos é lindo. Os amigos, por medo de perder amizade, vão dizer que está ótimo. Nenhum deles são fontes confiáveis. O ideal seria mandar nossas obras, antes de tudo, para um crítico literário. Pois eles sim, te dirão com toda franqueza o que precisa ser mudado, o que pode ser retirado,  o que está em excesso ou escasso, ou se o trabalho é uma total porcaria. Eles têm mais competência e conhecimentos para esse tipo de coisa. Confesso que só não publiquei nada ainda por que pretendo fazer isso. Mas, obviamente, contratá-los também cu$ta.


Mas enfim, eu ainda não usei os serviços do site, portanto, não posso dizer nada sobre a qualidade de atendimento, e etc, sobre eles. Se alguém aqui se aventurar a isso, ou já se aventurou, é favor contar sua experiência. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...