quarta-feira, 21 de março de 2012

Outro Mundo


Digo que isso é coisa de outro mundo, por que esse tipo de iniciativa só dá certo em outro mundo mesmo. A não ser que haja policiamento, e olhe lá. Ah, deixe-me esclarecer que qualquer lugar fora do Brasil, para mim, é outro mundo, ok?


Banhistas australianos foram surpreendidos, na quarta-feira (3), com trinta estantes de madeira repletas de livros, dispostas lado a lado nas areias da praia de Bondi (Sidney), paraíso dos surfistas e uma das praias mais famosas do país. A biblioteca a céu aberto foi uma ação de marketing da Ikea para uma de suas mais famosas peças, a estante Billy, que está completando 30 anos no catálogo da empresa. Com a ação, a loja criou “a maior estante a céu aberto do mundo”. Infelizmente, ela só durou um dia.

Os livros disponibilizados na praia puderam ser levados para casa pelos banhistas em troca de qualquer doação em dinheiro para a instituição The Australian Literacy and Numeracy Foundation.

Bendito, bendito é aquele que semeia livros,
livros a mão cheia e manda o povo pensar; 
o livro caindo na alma, 
é germe que faz a palma, 
é chuva que faz o mar. 
(Castro Alves) 



Essa notícia foi compartilhada pela página do Sebo Amigo Livro, no facebook. Mas, na verdade, essa matéria já é meio ultrapassada, de alguns poucos anos atrás. Bom, tenho quase certeza de que já a li antes. E lembrei que há um tempo atrás tentaram uma ideia parecida aqui, em Porto Alegre (leia aqui a matéria que saiu na Zero Hora), mas em paradas de ônibus. Algumas das paradas mais movimentadas da cidade foram escolhidas para abrigar livros para os passageiros que ficam horas a fio, esperando pelo seu busão. A idéia, na verdade, era para que houvesse trocas de livros. Mas, claro, a coisa não deu muito certo por que houve furtos dos livros... coisa de Brasileiro mesmo.
Mas imaginem que bacana uma biblioteca à céu aberto! Fora os problemas que teríamos com o clima, e preservação dos títulos, acho que seria muito legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...