segunda-feira, 12 de março de 2012

O que é poesia?



Eu vejo bastante gente escrevendo "poesia" no nyah, sem sequer saber o que significa a poesia. O que é uma poesia? Seria apenas um conjunto de palavras que rimam entre si? Seria apenas a expressão do sentimento?

Há ainda os que confundem poesia e poema. São coisas diferentes.

Vejamos: 


A poesia, ou gênero lírico, ou lírica, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos; ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice." O sentido da mensagem poética também pode ser importante, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.

Poesia é um texto literário, em prosa ou em verso, que se caracteriza pela linguagem sugestiva, conotativa, metafórica, figurada, criativa, inusitada - a chamada função poética. Poesia é palavra, é linguagem. Poesia é uma forma peculiar de dizer, de expressar.

Poesia não é simplesmente a expressão de sentimentos. Poesia não é a comoção diante de um pôr-do-sol ou diante de uma paisagem. Até pode haver poesia numa declaração de amor ou num poema que descreva o entardecer. Mas a essência da poesia não está no próprio assunto, na expressão do sentimento, da comoção, do encantamento. Poesia é palavra.



"Não é com idéias que se fazem
versos, é com palavras".

(Mallarmé, poeta francês)


"O poeta é poeta não pelo que
pensou ou sentiu, mas pelo que disse.
Ele não é criador de idéias, mas de palavras.
Todo seu gênio reside na invenção verbal." 


(Jean Cohen, professor e crítico literário)


Na poesia, a língua ultrapassa sua função meramente comunicativa e se torna, ela própria, a matéria prima para a obra de arte. Dito de outro modo, na função poética o esforço do autor incide sobre a estrutura da mensagem, sobre a forma de dizer.
     
Na poesia se evidenciam as potencialidades da linguagem: a conotação, a metáfora, todas as figuras de linguagem, a sonoridade, o ritmo; em suma, a maneira peculiar, diferente, nova, artística, criativa de expressar.

Dicas de Como Escrever Poesias


1º Função Poética - Uma Poesia para ser poesia precisa de função poética, ou seja, metáforas, linguagem em sentido figurado, por exemplo: Se eu dizer: Minha Linda namorada... Isto não é poesia, porque não há função poética, não há metáforas, palavras em sentido figurado; Agora, caso eu diga: Minha Linda flor ..., isto sim será uma poesia, porque estou usando a palavra flor para designar uma pessoa, no sentido de "como uma flor", ou seja, sentido figurado, estou fazendo uma comparação, uma metáfora.

2º Rimas - Embora uma poesia não precise ter rimas para ser poesia, é uma das coisas que mais embelezam e tornam agradável a leitura de uma poesia, vale lembrar que as rimas devem ser usadas de forma correta e sem exageros, exceto em alguns casos. Deve-se também tomar o cuidado para que as rimas sejam sempre o mais ricas e originais possíveis.

3º Emoção - A poesia tem sua beleza em encantar quem lê, emocionar. Por este motivo outra dica é "falar com o coração" em seus versos, escrever sobre aquilo que sente com relação a determinado tema, acontecimento ou pensamento.

4º Palavras bonitas e originais - Outra coisa muito importante para uma poesia ser bela, é o uso de palavras originais, das quais não são usadas no dia a dia, porém não se deve colocar palavras rebuscadas demasiadamente, pois o leitor não entenderá nada e nem conseguirá ler direito, seu poema acabará perdendo toda a graça. Você deve procurar usar palavras que são pouco usadas, porém que são conhecidas, que o leitor poderá pronuncia-la sem se enrolar.

5º Não importa se é prosa ou verso - Muitos pensam que uma poesia é um texto escrito em versos e com rimas, mas na verdade não importa qual a opção de escrita, você deve escrever da forma que se sente mais a vontade.

6º Ter Paciência - Todos os dias se aprendem coisas novas, se descobrem novas técnicas, tudo para melhorar a nossa escrita. Mas é preciso ter paciência, as coisas não acontecem de um dia para o outro, isto é, ninguém sai escrevendo belíssimas poesias num dia ou em uma semana.

7º Gostar de escrever – Ninguém escreve poesia se não gostar de escrever. Acreditem que eu não ligava nada à escrita, muito menos à leitura. O que me motivou para escrever foi o hip-hop, a partir daí passei para a poesia, prosa, artigos e agora até escrevo artigos em inglês. Não consigo explicar é como um vício que não pode passar mais que um dia para ser satisfeito, quem escreve e realmente ama o que faz sabe o sabor que isso tem.

8º Querer aprender – Pois bem, se estamos aqui para aprender é preciso partir do ponto que vamos partilhar conhecimento juntos, não sou apenas eu o professor, somos todos, com estes artigos pretendo ensinar tudo o que sei, mas também pretendo que façam o mesmo, será melhor para todos e a interatividade só irá tornar esta aprendizagem muito mais intuitiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...