quarta-feira, 14 de março de 2012

Literatura em presídios



O site do Estadão, publicou no dia 11 uma notícia muito bacana. 


"Agatha Christie, Dan Brown, Frederick Forsyth. Os best-sellers do romance policial, onde quase sempre o bandido se dá mal no fim da história, são preferidos até na prisão. É assim na Penitenciária de Itaí, no interior do Estado (de São Paulo), que abriga 1.438 detentos de 80 nacionalidades. Tanta variedade rendeu à unidade o apelido de Torre de Babel.
Lá, há mais de 13 mil livros, escritos em 34 idiomas. Além da língua nativa, o bibliotecário búlgaro, de 21 anos, fala russo, inglês, espanhol e português. Na prisão onde há vários poliglotas, o idioma mais falado é o português, geralmente aprendido em aulas na própria unidade. No entanto, na hora de ler, os detentos preferem o inglês e o espanhol.
E apesar das TVs nas celas, a biblioteca é bastante movimentada, revela o agente penitenciário José Veiga, responsável pelo espaço. "O nível de escolaridade é maior do que em outras prisões", afirma o funcionário. Por isso, há quem prefira leituras mais densas, como O Processo, de Franz Kafka, ou Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez.
Entre os funcionários da prisão, a leitura é vista com bons olhos. Não porque haja um interesse particular na erudição desse ou daquele detento, mas porque esse tipo de atividade ajuda a acalmar e a matar o tempo."


Vocês podem ler a notícia completa clicando aqui.


Isso é muito bacana. No início do curso de Letras, minha professora de Português orientava (não sei se ela ainda faz isso) um grupinho de alunos a realizarem leituras em um presídio feminino, aqui da cidade. Era uma iniciativa legal mesmo. Dizia ela que as detentas adoravam. Infelizmente, eu não participei desse projeto por que não tenho muito boa dicção — para realizar leituras é necessário saber ler, com todas as pausas bem feitas e palavras muito bem pronunciadas, isto é. A boa notícia (para mim, quero dizer) é que estou melhorando, com o curso de teatro. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...