quinta-feira, 1 de março de 2012

John William Waterhouse


Quando eu estava na faculdade de Design, tive 3 disciplinas de História da Arte. Estudamos sobre a arte primitiva, a forma com que os homens da cavernas se expressavam (pois, sim, a arte é tão antiga quanto nós), até os dias mais atuais. Me apaixonei por História da arte, mas acho que a paixão veio graças a professora que tive, que tinha muito mais paixão ainda pela coisa. Era engraçado ver o quanto ela se emocionava enquanto dava suas explicações sobre tudo. mas foi muito bacana também. Quisera eu poder expressar com aquele mesmo entusiamo quando falo sobre as coisas que tanto gosto. Mas enfim... resolvi trazer pro blog algumas imagens de um pintor, pelo qual não conheci durante minhas aulas. O descobri a pouco tempo, quando catava no google alguma imagem de uma Ofélia. Me apaixonei pelas obras do do John W.W.

John William Waterhouse (6 de abril de 1849 – 10 de fevereiro de 1917) foi um pintor neo-clássico e Pré-rafaelita do Reino Unido, famoso por seus quadros representando personagens femininas da mitologia e da literatura. Filho de artistas, as suas primeiras incursões na pintura foram influenciadas pelo neoclassicismo vitoriano, pelo pré-rafaelismo e mais tarde sentiu-se atraído pelos impressionistas franceses. Se no princípio da carreira se dedicou a temas da Antiguidade Clássica, mas tarde debruçou-se por temas literários, sempre com um estilo suave e misterioso, repleto de romancismo, que o permitem enquadrar no simbolismo. O seu quadro mais famoso é The Lady of Shalott, um estudo Elaine de Astolat, Este quadro teve três versões: de 1888, 1896 e de 1916.


Claro que ele tem muito mais obras do que essas que eu trouxe, mas coloquei aqui as que mais gostei. Espero que mais alguém aqui saiba apreciar arte clássica também, por que são obras belíssimas. Resolvi criar este post, por que, talvez, alguém se inspire numas das imagens. Elas são realmente inspiradoras. Agente nota que o cara era um baita romântico, sempre retratando belas mulheres em poses delicadas, sutis. Sempre expondo a feminilidade. Aliás, eu não queria morrer sem aprender a pintar um quadro.. mas acho que esse sonho vai ter que ficar pra uma próxima encarnação! T_T 

Ah, para quem tiver interesse, encontrei um site muito bacana (uma espécie de wikipedia da pintura) que trás acho que todas as obras dele, em ordem cronológica. É muito bacana mesmo.

Ainda achei um outro microblog do Tumblr com apenas imagens de artistas clássicos. http://fuckyeahpreraphaelites.tumblr.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...