sábado, 31 de março de 2012

Fotonovelas

Alguém aqui já ouviu falar das fotonovelas??? Faz pouco tempo que descobri as fotonovelas, e achei a idéia sensacional. 


Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história.
No Brasil, as fotonovelas tiveram um mercado cativo por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 70, representando a idéia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.
A fotonovela apresenta uma narrativa que utiliza em conjunto a fotografia e o texto verbal. Como nas histórias em quadrinhos desenhadas, cada quadrinho da sequência corresponde a uma cena da história, no caso, corresponde a uma fotografia acompanhada da mensagem textual.
São, em geral, publicadas no formato de revistas, livretos ou de pequenos trechos editados em jornais e revistas, e algumas são divididas em capítulos que, geralmente, têm um desfecho próprio, uma espécie de cliffhanger, que cria suspense e curiosidade no leitor, levando-o a comprar a continuação.
A característica principal das histórias é a intriga sentimental, geralmente apresentando uma heroína de origem humilde que luta por um amor difícil e complicado, alcançando seu objetivo de felicidade no final da narrativa. As personagens são pouco trabalhadas psicologicamente, com características maniqueístas e as consequências são sempre estereotipadas.
Críticos e estudiosos consideraram a fotonovela, quase sempre, como um "subgênero da literatura". Entre os anos 1967 e 1971, Angeluccia Bernardes Habert, como tese de doutoramento no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, pesquisou o campo das fotonovelas, resultando o "estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões", subtítulo que deu à "Fotonovela e Indústria Cultural", editada pela Vozes (1973).



E vejam, qualquer um pode produzir uma pequena fotonovela, hum? ;) como um processo criativo, e estimulo da criatividade, acho que deve ser ótimo. Basta ter a história, uma câmera e os "atores". Quem tiver disponibilidade, ainda pode ir além. Com bonecos, fazendo o papel de atores em lugares diferentes... Qualquer dia desses ainda tentarei fazer uma.. 

Quem tiver mais curiosidade sobre o assunto, se pesquisar no google por "fotonovela" encontrará vários blogs que trazem coleções das fotonovelas lançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...