quarta-feira, 28 de março de 2012

Café, fotografia e curiosidades

 

Inspirada no post anterior, sobre literatura e chocolate, resolvi ir atras de algumas fotos relacionadas, e ainda achei algumas curiosidades bacanas sobre o café. :)

01 Em tempos, na Alemanha, o rei Frederico criou uma força especial conhecida como kaffee schnufflers, constituída unicamente por indivíduos que cheiravam o café em busca do produto, então ilícito.
02 Dorothy Jones, de Boston nos Estados Unidos, foi o primeiro negociante norte-americano de café. Passou-se em 1670 tendo obtido então uma licença para vender o café.
03 Na Grécia e na Turquia o café é servido em primeiro lugar aos mais velhos.
04 Os egípcios são grandes apreciadores do café sem qualquer aditivo. Não lhe juntam nem açúcar, nem leite. Normalmente bebem uma chávena de café, sem açúcar, pela manhã.
05 O “Procope” foi o primeiro café parisiense. Foi criado em 1689 por um vendedor de limonadas na reforma, François Procope. O café estava sediado frente ao Theatre Français, pelo que recebia durante o dia muitos actores e actrizes.
06 A kahveci é um pessoa habilitada a preparar o tradicional café turco.
07 O café foi originariamente introduzido na Costa Rica por um navegador espanhol de nome Navarro que o trouxe de Cuba.
08 O famoso compositor Rossini, mestre de grandes sucessos culinários, recorria ao café nos períodos de mais trabalho. Dele dizia com graça: “o café é assunto para quinze ou vinte dias, é só o tempo de escrever uma ópera”.
09 O filólofo Malehauche só admitia que se usasse o café como clister.
10 O grande gastrónomo Brillat-Savarin era um ferrenho apreciador de café. No seu livro a “Fisiologia do Gosto”, afirma a dada altura: “provei diversos métodos e de todos os que foram propostos até hoje, e com conhecimento de causa, fiquei-me pelo chamado método à La Dubelloy que consiste em deitar água a ferver sobre o café…”
11 Foi Melitta Benz, em 1908, quem, ao tentar filtrar café por um guardanapo de linho, teve a ideia de o substituir por papel mata-borrão colocado num recipiente perfurado.
12 Balzac era um inveterado consumidor de café e foi graças a ele que, segundo se diz, conseguiu elaborar a sua incomensurável obra. Foi também um estudioso dos efeitos e qualidades do café sobre o qual escreveu páginas que ainda hoje são memoráveis.
13 O povo que mais café bebe no mundo é o finlandês.
14 Diariamente bebem-se, a nível mundial, 500 milhões de chávenas de café.
15 Madamme La Palatine, cunhada de Luis XIV e inimiga pública do café afirmou que o cheiro deste era semelhante ao hálito do Arcebispo de Paris.”
16 “Satânica bebida” era o nome que a Igreja Católica, no princípio do século XVII, dava ao café, pretendendo inculcar nos espíritos que ele nada mais era que o Sangue de Satanás. (Só porque a bebida é preta ¬¬)
17 Um provérbio turco diz que “um bom café equivale a quarenta anos de amizade”.

Fonte: http://spg.sapo.pt/

...

Nenhuma dessas imagens me pertencem; foram retiradas de blogs alheios. Se por acaso você for o dono de alguma delas, e quiser que a retire daqui, é só me mandar uma mensagem, que tirarei imediatamente! ;)

Disclaimernone of these pictures belong to me. I just took it from some sites on the Internet. If by any chance you are the owner of any of them, and want to withdraw it from here, just send me a message, and I'll remove it immediately! ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...