quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Povs e Flashbacks


Ben, seu lindoooo! *O*


Ok, voltando pra Terra! T_T
Ontem uma leitora pediu minha opinião sobre a história dela. Na verdade, eu estou devendo opiniões a um monte de gente, eu sei! u.u Mas fiquei com dó dela, por que ela me disse que estava tentando escrever a história dela há mais de um ano, ou algo assim, e não estava conseguindo achar o seu "toque".

Na verdade, eu tenho medo de dar minha opinião, por que às vezes me excedo e acabo parecendo grossa, mesmo sem querer. >_<''


Até por que, primeiramente, eu não sou crítica literária, ok? Sequer, meu português é maravilhoso a ponto de servir como referência. De vez em quando, cometo alguns deslizes com os "porquês", com as vírgulas, e concordância nominal/verbal. Mas como eu digo, busco sempre o aperfeiçoamento. Quando tenho dúvidas em algo, vou atrás do google pra saber qual é o correto. E meu repertório literário não é lá uma maravilha não, para ter alguma propriedade para "dar notas" ao enredo de alguma história. Tudo o que eu posso fazer é dar minha humilde opinião, que não significa muito! T_T Eu tento ser parcial ao máximo, sem levar em consideração se gosto da roupa que a personagem está usando, ou se gosto do fato do Sasuke namorar a Sakura ou não...


Mas enfim, dei algumas dicas a ela. Nisso, me julgo mais segura e apta para fazer. E uma das coisas que apontei a ela, em sua fic, foi o uso de Flashback. E como ela não é a única que faz isso, resolvi trazer essa questão para cá! Já cansei de pegar fics para ler com o "Flashback on" e "Flashback off". Parece até tag de HTML.

Não façam isso! Livro NENHUM faz uso desse recurso. 

Como eu disse a ela, eu gostaria, tipo assim, muito mesmo!, de perguntar a primeira pessoa que inventou de pôr isso, de onde diabos ela tirou essa ideia de Jerico!!!! Isso é o mesmo que chamar o leitor de burro, ignorante, estúpido, ou sei lá mais o quê. Teu próprio texto já mostra ao leitor que o autor deu um retrocesso na história. Não precisa dizer a ele:

— Oh, leitor, isso aqui é uma lembrança da Sakura. Ela começa aqui no "on" e acaba no "off"!!! Entendeu bem, ou quer que eu desenhe?

O próprio texto já mostra ao leitor que o autor deu um retrocesso na história
. Mostra, inclusive, quando ele volta ao tempo. ;) No máximo, se insistes muito em enfatizar que é algo do passado, vocês podem deixar o trecho em itálico. E só!

A mesma coisa para os benditos povs. Não precisam indicar que é pov de ninguém. Mas se realmente houver necessidade de alguma indicação — por exemplo, quando os pontos se alternam num mesmo capítulo — vocês podem deixar entre parênteses. E isso eu já vi num livro!

Exemplo:

Capitulo 1

(Sakura)

Acordei horrível hoje. Um vulcão, disfarçado de uma enorme espinha, estava plantado bem no meio da minha testa. Como vou me encontrar com o rico do meu namorado desse jeito? Ele vai me chamar de monstro! Espero que, pelo menos, ele não se atrase para o nosso jantar!

(Sasuke)
Nada como um sábado à noite, para ficar em casa, coçando o saco e jogando Mario Kart. Nada como não ter nada para fazer! Ficar jogado no sofá, com uma cerveja na mão e um controle de playstation na mão, é tudo o que eu preciso para descansar.

  ...

*situação tosca, eu sei!*


Aliás, acabei de lembrar algo. Imagino que, por ser quase tão popular quando a saga Crepúsculo, a maioria de vocês já leram alguma vez os livros da série House of the Night, certo? Quem os leu, deve reparar que as autoras alternam os pontos de vistas (embora elas misturam primeira pessoa com terceira, e isso é algo que eu, particularmente, não aprecio), deixam os nomes das personagens sem parênteses! ;)

Mas viram só? Vocês entenderam direitinho quando a narração da Sakura começou e quando terminou, certo? Não precisei usar POV ON/OFF nenhum!!


Porém, contudo, entretanto, todavia... se as narrações alternam entre capítulos — um capítulo por ponto de vista — não há necessidade de indicar. O próprio texto já vai dizer ao leitor quando é um e quando é outro narrando — sem falar que o leitor capta bem a sequência. Eu mesma já fiz isso, e ninguém reclamou falta de entendimento em momento algum! ;)


E é isso. Mais tarde, vou postar um tutorial para o photoshop! ;)
bjss :**************

2 comentários:

  1. Hehehehe sempre aprendendo, adorei a forma de como citou todas essas questão dos Flashbacks e Povs.
    PS: Hmm House Of Nigth sendo citado aqui no blog da Amanur, que chique
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rafa, que bom saber que o blog está se tornando útil! :D
    Sobre o House of the Night, sim, eu tenho todos os livros da série, já publicados aqui no Brasil :D Adoro a série, entre outras do estilo infanto-juvenil! ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...