sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Finalizando capítulos


Imaginem a felicidade da guria, ao lado dele, pensando que está mesmo do lado do príncipe Caspian. *O* Afinal, crianças não fazem muita diferenciação entre a personagem e o ator que a representa! hehe.. Mas ainda assim, eu preferiria ser a cueca o casaco dele. Hauiahuiahaui!

Bom, ontem recebi uma mp (mensagem privada) no Nyah me perguntando sobre como finalizar um capítulo.

"(...) Onde você acha que um capitulo deve acabar?? Eu lhi vários livros e fics (De novo e de novo por tédio ¬¬) e cada um termina em um lugar diferente. Uns capitulos terminam onde alguma personagem vai falar algo mas só vai falar no próximo capitulo, outros onde chega de noite, alguns quando a personagem, que agente menos espera que fale, diz alguma coisa que mais parecem códigos e só explica o que aconteceu depois (...)." — esse foi um trecho da mensagem que recebi.

Na verdade, 
não há regra para isso; cada um termina como quiser. Mas eu já havia comentado com alguns leitores que a finalização de um capítulo pode ser uma estratégia. Eu costumo terminar sempre em pontos críticos da estória, sendo em um diálogo ou narração. Para instigar o leitor a querer continuar a ler o que você escreve, o ideal é finalizar o capítulo de modo brusco, no meio de um acontecimento importante prestes a ser revelado para o pública. Assim, você "forçará" o leitor a continuar prosseguindo a leitura no capítulo seguinte! ;) Mas cuidado! Não vá escrever dois parágrafos e dar o capítulo por finalizado, por que acha que aquele era o ponto critico ideal a ser  cortado! Há casos e CASOS. Pense bem antes de finalizar um capítulo. Pergunte-se se aquele realmente é o ponto ideal para ser encerrado. Analise se o seu capítulo transmitiu alguma informação importante — isso é fundamental, para que ele não se torne um capítulo sem valor algum. Lembre-se que nada do que escrevemos deve ser em vão! JAMAIS devemos escrever algo só para encher linguiça, pois isso torra a paciência do leitor. E acredite! Leitores atentos perceberão quando algo não traz sentido algum para sua estória!


Enfim, em livros, nunca percebi o uso dessa "estratégia". Até por que, acho que, quando alguém compra um livro, para o autor não importa muito quem realmente leu ou não. Para muitos, o que vale é a vendagem das cópias... além disso, geralmente, quem compra livro se obriga a ler até o final. Geralmente. Eu, pelo menos, sou assim. Só quando algo está muito insuportável (como Camões foi para mim) é que desisto da leitura sem chegar ao final.

É interessante notar que muitos leitores irão reclamar por você ter parado o capítulo no momento crucial. Não se importe com as reclamações; isso é um ponto positivo. Eles mesmos dirão que ficarão loucos para ler o capítulo seguinte, junto com as reclamações! E aí estará o seu êxito! ;)

Não sei respondi a dúvida dela, mas espero que sim! Qualquer coisa, é só dar "o grito"!

bjss :********** E Feliz sexta-feira 13! Muahahahaha! XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...