quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tutorial: Efeito em fotos

Me pediram para mostrar como eu faço esse efeito nas fotos das minhas capas, que dá uma leve impressão de ilustração. Bom, na verdade, é um plugin que eu instalei no meu photoshop. Se chama Topaz Vivacity. Infelizmente, não encontrei o link em que baixei o meu. Mas dei uma procurada no google e encontrei esses outros links aqui e aqui. Eu não tenho certeza se eles funcionam mesmo ou não, mas, de acordo com os comentários, estão funcionando direitinho, sim. Vocês só precisam seguir as instruções de instalação que vem no arquivo de notas, quando baixarem.



:Editado:

Quando tiverem instalado ele, o plugin vai aparecer nos filtros, conforme eu mostro na imagem abaixo.

Estão vendo ali, onde circulei em vermelho? E aquela seta que pus ali, indicando o "Topaz Clean (YCbCr)" é o filtro que vai dar a aparência que fica nas minhas fotografias. Para quem conseguiu instalar, ou já tinha instalado, é só clicar ali. Vai abrir uma tela nova para vocês; e aí, é só ir mexendo nas opções, sem medo, para verem o que acontece. Ele mesmo te dá uma visualização prévia do que vai acontecer com a imagem de vocês! ;)


1: o Threshold é o que vai dar a característica "ilustrativa", digamos assim, da foto. 
2: o Clean Radius vai "limpar" a imagem. Quando ele fica zerado, às vezes, pode ficas algumas imperfeições na imagem, como os poros e espinhas do rosto (dependendo da qualidade e do ângulo da foto, vemos todas as imperfeições da pele).
3: e o Sharpness, então, é o que vai dar brilho, e foco na imagem. 

Como eu já disse num post anterior, para aprender a usar o photoshop, vocês precisam futricar em todas as opções, para saberem para que servem. 

Mas confesso aqui, que de todas as opções que o Topaz trás, eu só usei essa, por enquanto.

....

No entanto, há uma outra maneira para se fazer a mesma coisa, com as ferramentas do próprio photoshop. É um tanto mais trabalhoso, não fica exatamente igual ao que o plugin deixa, mas já dá pro gasto. E é isso o que eu vou mostrar aqui, nesse tutorial.

Bom, a primeira coisa a fazer é escolher uma foto a ser trabalhada. Para variar um pouco, peguei outra foto do Ben! XD




Em seguida, clicamos na ferramenta do dedo.



E com ela, começamos a manipular a foto. Note que, para fazer ele funcionar, vocês devem manter o botão do mouse clicado, e ir arrastando. Experimentem para ver como funciona. ;) E lembrem-se também que, assim como o pincel e a borracha, você podem alterar a espessura da ponta dela lá em cima, conforme mostro aqui embaixo. Aliás, em vários momentos, vocês precisarão alterar a espessura do dedo, para poderem manipular detalhes, né? Mexam com o zoom também, para ajudá-los a melhor visualizar o que estão fazendo. Para dar zoom, basta clicar em "Ctrl" junto com a tecla "+" da parte numérica do teclado de vocês. ;)



Vejam como já está ficando. Comparem com a primeira imagem, para verem as diferenças. É preciso cuidado com os detalhes das linhas da expressão, para não borrar. Se borra, já desfigura todo o coitado..



Eu não mexi no cabelo dele, por que aí, são outros 500... não tô com muita paciência pra mexer no cabelo dele, mas o esquema é o mesmo. Ah, lembrei agora que o photoshop tem alguns filtros úteis. Experimentem esse "Accented Edges".



Ele abriu essa tela aqui de baixo, e foram com esses parâmetros, circulado em vermelho, que deixei.


E foi assim que o Ben ficou. Mas ele ainda não está pronto. Falta o toque final, que sempre dou, que ajuda bastante no contraste da imagem.



Vão de novo lá nos filtros, e cliquem em "Other" e depois em "Custom..." conforme eu mostro na imagem abaixo.


Vai aparecer uma tela como essa, e tudo o que vocês precisam fazer com ela é clicar em "ok". Não precisam alterar valor algum. Se alterarem, vai cagar toda a imagem.


E pronto. Foi assim que ele ficou. 


 Mas antes de finalizar, ainda há algo que vocês podem fazer. Dupliquem a layer de vocês, conforme mostro na tela abaixo.



Para quem não sabe, ainda há outra maneira mais prática, na minha humilde opinião, de duplicar layers. Basta arrastá-la com o mouse até aquele quadradinho lá em baixo, onde deixei circulado. Experimentem! ;)


Tendo a layer duplicada, então, volto lá para os filtros, e escolho o "Blur" < "Gaussian Blur".


Vai aparecer essa tela aqui embaixo. O valor a ser posto ali, varia de imagem para imagem. No meu caso, deixei em 3,1 (diferente do que está mostrando na tela mesmo). 


Vejam como ficou. A foto parece embassada, sem foco... 



Depois, eu vou lá para a borracha.


E mexo na espessura da ponta da borracha. Mas aqui, eu vou deixar a ponta no valor 500. Gigantesca mesmo. 


Feito isso, eu dou apenas UM clique bem no centro da imagem, onde quero que o foco fique. E vejam como ficou ali na telinha do segundo circulo vermelho da imagem abaixo. E se eu quiser, ainda posso dar uma ajustada na opacidade da layer também.


E é assim que o Ben ficou! ;D Se quiserem, ainda podem mexer na luminosidade da foto, para dar mais brilho. Só por curiosidade, eu mexi na mesma foto, mas com o topaz, para compararmos as diferenças. A imagem de cima é a que eu acabei de fazer com vocês. A de baixo é com o plugin. Vejam!


Acho que a diferença não é muita não, né? Na de cima, tem o efeito sem foco, que geralmente eu aplico também nas fotos que manipulo com o topaz. Mas fora isso, acho que estão bem parecidos. Geralmente, eu ainda uso a ferramenta do dedo, depois de usar o topaz, para dar algumas ajustadas em alguns detalhes que o plugin não fez.

Bom, mas é isso. Como eu disse, os efeitos do Topaz são melhores, mas quem não tem cão, caça com gato! ;) É um trabalho que exige um pouco de paciência, mas fazer isso pode ser terapia para alguns também. Antes de descobrir o Topaz, eu fazia muito isso. Botava uma música pra tocar e ficava hoooooras mexendo nisso. Heheh.

Espero que tenham gostado. Se tiverem mais alguma dúvida, é só mandar! ;)

2 comentários:

  1. Amanur, sem querer abusar, mas como eu uso o Topaz Vivicity, pq eu tenho, mas n sei como usar no Photoshop.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oláa! Pois então, acabei de editar o post, deixando as dicas para o uso dele! ;) Se tiver mais alguma dúvida, é só mandar!
    bjss :***************

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...