sábado, 31 de dezembro de 2011

Direitos Autorais


Além do post anterior em que falo sobre plágio, há um outro tópico que toca o assunto — e ele é tão importante quanto. O "disclaimers" em fics, que poucos dão bola. Assim como você fica bravo, chateado, de cabelos em pé ou "p" da vida quando descobre que uma estória sua foi plagiada, o autor da ilustração/fotografia que você pegou sem autorização para compor sua "capa" também poderá ficar.

Não só por educação, mas também por questão de ética, é importante deixar sempre claro cada coisa que você usou sem autorização (imagens e personagens), mesmo que todos nós já estejamos carecas de saber que o Nyah é um site sem fins lucrativos (lembrem-se que nem todo mundo conhece o site). O mínimo que podemos fazer é dar créditos ao autor do recurso usado. Ponham o link de onde as fotos foram retiradas, digam quando foram manipuladas, e enfatize que  não há intenção de lucro com o uso dela. 

Atentem-se a um detalhe. Sei que muitos tiram suas imagens para capas do Deviantart, mas nem todas as imagens possui a licença do Creative Commons. Essa licença, cujo simbolo é representado por dois "c" (conforme enfatizado na imagem abaixo, em vermelho), é quem nos dá a permissão para usar imagens sem necessidade de autorização. Mas notem: somente para  trabalhos não comerciais!


Então, antes de saírem copiando imagens sem autorização dos seus autores, verifiquem se essa licença está expressa na página. Ela deverá aparecer sempre neste local, abaixo das estatísticas.  Se o símbolo não aparecer, é por que o autor não permite o uso sem autorização escrita. E sinto informá-los, mas, mais de 95% das ilustrações não possui a licença do Creative Commons. 

Além disso, há outra questão importante sobre as fotografias de pessoas famosas. Não é recomendável que se faça uso delas para ilustrar suas fics também, por que o indivíduo pode sentir-se ofendido por ter sua imagem vinculada a determinados textos. Como eu faço com o Ben! T_T Então, que fiquem cientes do que estão fazendo. Devemos, por consideração, ao menos, dizer que a imagem é apenas meramente representativa do personagem, e que a pessoa não possui vínculo algum com a estória. Isso não, exatamente, abona o erro que estamos cometendo, mas acho que já é alguma coisa... Sei lá.. A primeira coisa que eu faço, quando tenho uma história em mente, é criar a capa! Talvez por causa da minha veia artística gráfica, tenho necessidade em criar a parte visual da estória. E acho super sem graça pegar uma fic sem capa. Além da sinopse, a capa é o que mais chama atenção para a leitura. Aliás, eu diria que a capa é quem realmente lhe chama. Eu mesma já comprei vários livros somente pela capa, sem nem olhar a sinopse! Não recomendo fazer isso! Mas enfim, isso também não serve como desculpa, na verdade... Mas resolvi deixar esse texto para que todos saibam o que estão fazendo ao vincular a imagem ou nome de alguém a um texto. Pois isso, na verdade, serve também para fics com bandas, atores, etc... Muitas destas personalidades, provavelmente, não autorizaria ter sua imagem em muitas fics escritas por aí...

Mas fazer o quê? Infelizmente, ou não, essa questão de direitos autorais nos restringe bastante. Mas vamos respeitar, né? Afinal, assim como não gostaríamos de ver nossas fics postadas em outros sites sem nossa autorização, os desenhistas e fotógrafos também não.

Há também outra questão importante. Nem todos os autores permitem criação de fanfics de suas histórias. Entre eles, estão:


Anne Rice
Archie comics
Dennis L. McKiernan
Irene Radford
J.R. Ward
Laurell K. Hamilton
Nora Roberts/J.D. Robb
P.N. Elrod
Raymond Feist
Robin Hobb
Robin McKinley
Terry Goodkind


*A lista foi retirada daqui. Se alguém souber de mais alguém, é favor informar! :)

É importante ressaltar que, inclusive, alguns sites não permitem fanfics destes autores para evitar problemas. O fanfiction.net é um deles. Então, vamos respeitar a decisão dos autores e manter as coisas em ordem. ;)

Bom, agora vou dar uma checada nas minhas capas, por que acho que também violei algumas regras! :/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...