terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tutorial sobre minhas capas

Bom, várias foram as vezes que me pediram para mostrar como eu faço minhas capas. Como o processo é bastante variado (depende muito do tamanho, qualidade e fundo das fotos), e meio longo, eu nunca me animei para fazer. No entanto, consegui fazer um, desta vez! \o/ O negócio é meio longo, dá um pouco de trabalho sim! Mas acho que o resultado sempre compensa. No final você sente quase que um orgasmo por ver o troço pronto! Haha.

Ok, chega de papo furado! Mãos à obras! Não reparem nesses números, por que eles servem apenas para me auxiliar com a colocação dos textos aqui, com as imagens, ok? Lembrando que, para ampliar as imagens, basta clicar nelas!


1. Bom, a primeira coisa a se fazer é procurar por boas fotos. Quanto mais qualidade ela tiver, melhor! Quanto maior, melhor também! Não me venham com fotos minúsculas! Por que esticar foto estraga toda a imagem. Fazer o contrário, já é o contrário! hehe diminuir o tamanho de uma foto não estraga nada. Pelo contrário, até vai dar uma ilusão de melhor qualidade. Bom, as fotos que eu escolhi para mostrar a vocês foram essas aí em baixo!


(Siiiiiiiiimmm! É claro que o Ben tem que estar aqui também!)



2. Enfim, a foto do Ben tem 483x700. A foto da moça, que se chama Kaya Scodelario (faço a mínima idéia de quem seja ela!, mas gostei da pose, e as características físicas dela meio que batem com o que eu tenho em mente) tem 806x978. Bom, e aí fulaninho pergunta: a foto dela é maior, tem problema? E eu respondo: Nenhum! Já mostro o porquê. Mas antes, vamos então definir um padrão de tamanho para as imagens da capa de vocês. No site do Nyah, lá na hora de publicar uma fic nova, eles dizem que o tamanho máximo permitido é de 800x600 pixels, (mas é mentira deles, pq não funfa nesse tamanho! ¬¬). O que eu sempre uso é 600x400, embora a imagem não fique nesse tamanho quando publicado, ele sempre aparece menor. Mas enfim... frescuras do nyah a parte, para quem não sabe onde definir tamanho de imagem, façam como eu ilustro nas imagens abaixo. Lembrando que o meu photoshop não é em português, mas o esquema é o mesmo para todas as versões (se não me engano).




3. Bom, mãos a obra. Agora a manipulação vai começar pra valer. Primeira coisa que se deve fazer é definir qual das duas fotos vc vai usar como base. A mágica que eu faço nas minhas capas é bem simples. Eu não ponho nenhum "cenário" nas imagens, a não ser que uma das imagens que eu escolho já tenha uma (como na minha fic "reverso"). Essas fotos que eu peguei aqui não tem, então, a capa vai ser, basicamente, constituída apenas do rosto das personagens. Mas o esquema que vou fazer aqui, vcs podem usar para qualquer fotografia. Bom, vou escolher a foto do Ben como base, por que ele está em preto e branco. Eu escolhi essa foto dele em preto em branco, inclusive, de proposito, por que eu quero que minha capa seja em preto em branco. Caso vcs não queiram, jamais escolham uma foto que estaja em preto e branco, ok? Se não vai ficar um troço muito bizarro.



4. Bom, voltando. A foto do Ben será minha base, agora, vou transformar a foto da menina em preto e branco tbm. Para visualizar, somente a moça, cliquem no olhinho ali, indicado abaixo.



5. E façam conforme eu vou mostrando nas telas aí abaixo (que seria a transformação da foto em p&b).



6. Tcharam. A moça ficou em preto e branco. Mas notem que há uma diferença entre as tonalidade de preto e branco entre as duas fotos. A foto do Ben está bem mais escura né? Pois então, tem como arrumar isso, para que não fique bizarro. E esse é mais um truque mágico que poucas pessoas sabem. É importante sempre cuidar a incidência de luminosidade entre as fotos para elas não ficarem estranhas.



7-8. A foto da moça está bem mais clara, certo? Então, o que faremos é o seguinte: vamos de novo lá em image>adjustments. Mas agora vcs vão clicar em "Match color", como indicado aí na imagem abaixo. Vai abrir aquela tela da segunda imagem.




9. Caso ali na opção apareça mais de uma, para saber qual escolher, vocês olhem o nome do aquivo de vocês que aparece ali em cima, como mostro nos círculos (os nomes se repetem). Os outros que aparecerem, provavelmente são os arquivos que vcs tiverem aberto no photoshop tbm. Mas ignorem eles. O que interessa agora é o arquivo da capa de vocês.



10-11. Bom, feito isso, vão ao campo abaixo, para escolher a layer que vocês definiram como a base. Mas certifiquem-se que a que está selecionada lá em cima (onde o circulo mostra apenas a área azul da layer da foto da moça). Isso define qual é a foto que vcs querem transformar em qual. dai lá embaixo vocês escolhes a do ben, "Layer 1". E ai vocês vão ver que a foto dele já vai escurecer.




12. Mas ainda não está como eu quero que fique. Então, vamos mexer ali, no Image options, como indicado. Aí, vocês vão mexendo até ficar de acordo com a imagem base (a ben, no meu caso aqui). E vale lembrar que vocês podem voltar a essa opção sempre que acharem necessário!



13. Bom, o que faço a seguir é ajustar o tamanho da foto dela, de acordo com a foto do Ben. O comparativo que sempre uso, para saber se ficou proporcional é a cabeça dos "modelos". É bom sempre tentar deixar as cabeças nos mesmos tamanhos. Imagine que bizarro se ela fica com um baita cabeção e ele não. A não ser que vocês queriam fazer aqueles truquezinho de ilusão, para fazer com que ela esteja mais próximo à câmera, digamos assim, do que ele. Aí é válido deixá-la cabeçuda. Mas não é o caso aqui. Eu quero que os dois fiquem proporcionais. Geralmente, eu meço no "olhômetro" (de olho mesmo).

Bom, para redimensionar uma imagem, primeiro, certifiquem-se de que a layer dela, ali em azul, está selecionada. Depois, apertem o "Ctrl" mais a letra "t" (é a tecla de atalho que eu sempre uso), e vai aparecer esses quadradinhos envolta da foto dela. Ao passar o mouse por cima dos quadradinhos, a seta do mouse vai mudar. Meus prints não estão mostrando meu mouse, mas vocês fazendo isso, vão ver que ele vai se transformar em uma seta de ponta dupla. Antes de sair arrastando, para que a imagem seja redimensionada proporcionalmente, vocês devem manter o botão "shift" (o shift é o botão acima do Ctrl - o meu teclado mostra apenas uma seta para cima) do teclado, e ai vão arrastando. Mas mantenham a tecla pressionada até o final, até onde vocês querem redimensionar a foto. Larguem o botão, só depois de terem largado o mouse! Senão, vai esculhambar tudo!E aí, terminado isso, apertem o botão "Enter" do teclado, para a foto sair do modo de redimensionamento.



(vejam que a cabeça dela aqui, está mais proporcional do que antes!)

15-16. Bom, o passo a seguir é definir a posição das fotos. Eu defino arrastando as imagens. Você seleciona o layer, e com o mouse vai arrastando. Para que as imagens se sobreponham como na imagem abaixo, eu escolhi deixar o Darker Color. Mas o efeito dessas coisas aí, nessa caixinha (eu não sei o nome disso, tá? Mas vocês estão vendo onde circulei de vermelho, né?...), varia de foto para foto. Em algumas o Darker Color ficaria escura demais, em outras, clara demais... depende muito da foto. Ou então, vocês escolhem a opacidade da foto ali, onde está "100%" vão mexendo ali para vocês verem. Aí, cada um escolhe o que achar melhor. Ou fazem os dois, também; tanto faz...



Bom, outra manha que eu posso aplicar aqui é deixar a foto da mulher mais abaixo da do homem. Pois homens, supostamente, são mais altos que as mulheres. É só para dar melhor o efeito.. Por isso que a cabeça dela está um pouco abaixo da cabeça dele.

17. A seguir, eu amplio o fundo da minha imagem. Eu tiro a visualização da foto da moça, clicando no olho, e seleciono a layer da foto do Ben (verifiquem se está tudo de acordo com a imagem abaixo). Como o fundo da imagem da foto do Ben aí é uniforme, ou seja, de cor única, basta eu usar a ferramenta smudge para espalhar o fundo. Seleciona ela, e vai arrastando para o lado. Experimentem aí para vocês verem o que acontece.



18. E aí, agora, volto a abrir o olhinho lá, para ver a foto da moça, para trabalhar nela. Primeiro, retiramos o "excesso de foto" dela. O que isso quer dizer? Bom, não sei explicar! Haha Mas olhem na imagem abaixo para verem. Uma dica: para apagar alguma coisa, nem sempre é necessário usar a borracha. Dependendo da área, essa técnica já basta.



19. Então, vcs selecionam com essa ferramenta a área que se deseja apagar, e apertar a tecla "Delete" do teclado. E olha a mágica que é feita! :D eu uso bastante isso pq, as vezes, cansa ficar usando a bendita borracha né. Mas cada um faz do jeito que mais se sentir a vontade, é claro. Só estou dando mais uma opção à vocês. Ah, para tirar a seleção da foto, basta clicar "Ctrl" e a letra "d", que aquele pontilhado sai da tela.



20. Outra dica importante é sempre depois de usarem alguma ferramenta da barra de ferramentas, certifiquem-se de clicar novamente no "Move Tool", como indicado abaixo, para vocês poderem manipular bem a foto.



21. O próximo passo depende bastante da foto que se tem em mãos. Com a foto da guria selecionada, eu fui ali naquele bloquinho de opções (que não sei como se chama) e escolhi para trabalhar com o "overlay". E notem que antes a opacidade dela estava em 67%. Antes de mexer, eu reajustei para 100%.



22. Meu próximo passo é pegar a borracha, como mostro aí em baixo. E ainda escolhi a ponta esfumaçada para dar um efeito melhor na imagem. Mas vocês podem escolher o que quiserem, de acordo com a necessidade de cada foto, é claro.



23. Comprarem essa imagem com a anterior, para verem o que eu fiz.



24. Agora, eu cliquei nas teclas "Ctlr" e "L" do teclado, para mostrar essa telinha aí abaixo. Ela vai servir para ajustar a luminosidade da minha imagem. Eu achei que a foto dela ficou muito escura, então, agora, eu quis clareá-la um pouco mais, para que o tom de pele dela, fique, pelo menos, parecido com o tom da pele do Ben.



25. Agora veja o que eu fiz de novo. Alterei lá em cima do Overlay para o Multiply. Antes não tinha dado para usar o Multiply, por que a foto estava muito escura. Mas com esses ajustes que fiz, o efeito ficou mais bacana. Ficou parecendo uma imagem meio fantasmagórica, ou como se ele estivesse imaginando ela ali, sabe? Em filmes se vê bastante isso, quando o personagem pensa em outro, a imagem aparece meio translucida, para dar a impressão de que ela é apenas uma imaginação... E é mais ou menos o que eu queria.



26. E agora, com a layer dele selecionada, eu faço a mesma coisa. "Ctlr" e "L" do teclado, para ajustar a luminosidade da foto dele. Para torná-la mais clara. Consecutivamente, a foto dela também é alterada pq ela está meio transparente, então, a luminosidade da foto que estiver a baixo dela afeta a luminosidade dela.



27. Bom, agora vem a parte mais legal. A arte. Eu catei no google algumas texturas para aplicar em minhas imagens.



28. Arrastei elas para dentro do arquivo, e fechei o olho de uma delas. Vamos aplicá-las uma por uma.



29. Vejam, eu apliquei o overlay nela também. Ah, é importante que a layer das texturas estejam sempre acima das layers das fotos. Se não, não vai aparecer nada. No Photoshop é sempre assim, uma aplicação acima da outra fota. Ele trabalha com hierarquias. O que é base, fica em baixo, e o resto vai se sobrepondo uma por cima da outra.



30. Bom, agora eu estiquei a textura, com o "ctlr" "t", que ja usamos lá em cima, para redimensionar a foto da moça, lembram? pois é. Eu sei que eu disse que nunca se deve ampliar uma foto por que ela estraga a imagem. Mas no caso de texturas, onde sempre se deve diminuir a opacidade das imagens, isso não faz diferença. As vezes, até fica melhor. Mas só em texturas, ok?



31. Bom, vocês viram como ficou a foto ali em cima né? meio amarelada. eu achei feio. Para ajustar isso, posso fazer duas coisas. Ou apenas diminuir a opacidade dela, ou diminuir ou remover a saturação dela, para que fique preto e branco também, (o processo é o mesmo que fizemos com a foto dela), ou eu ainda posso fazer os dois. Foi o que eu fiz. Notem, inclusive, que a miniatura da imagem da textura também ficou preto e branco, quando antes era amarelinha.



32. E aí, eu repito o processo com a segunda textura, caso eu queira utiliza-la ainda. resolvi deixa-la ai, pq gostei do efeito.



33. Agora vem o titulo da fic. Cliquem na Type Tool, depois cliquem na tela, sobre a ultima layer selecionada, e escrevam o titulo. Essa "Fraterno" aí, é o titulo da minha possível próxima fic (devo terminar incógnita e reverso antes de publica-la, eu sei T__T)



34. Com a layer da fonte selecionada, vão la naquele simbolo de um "fx" como eu mostro aí embaixo, e depois cliquem em "drop shadow". Para quem não sabe bulhufas o que "drop shadow" significa em inglês, seria, mais ou menos "bota sombra"! É isso o que vamos fazer.



35. Com o drop shadow clicado, vai abrir essa telinha. Ali, tem as opções para vocês brincarem à vontade. Eu não vou explicar para quê cada um delas servem, pq basta vocês mexerem nelas para ver o que acontece, sem se preocupar. Pois o efeito só será aplicado na foto depois que vocês clicarem no botão ok, ali. Mas notem como o titulo já ficou mais destacado do fundo branco da camiseta do ben-tudo-de-bom-e-que-ainda-será-meu-barnes! (*sonho*) E aí, vocês repente a operação com o "by amanur" ou By o-nome-de-vocês! :)



36. Outra coisa que se pode fazer é alterar a cor das fotos, caso eu decida agora que ficou sem graça o preto e branco. Eu seleciono as duas fotos (a moça e o ben) e com o outro botão do mouse clica sobre eles, que irá aparecer essa tela. Aí, cliquem em duplicar layer, para vcs verem o que acontece.



37. Vai aparecer essa tela, e vcs só cliquem em "ok".



38. Vejam, ele duplicou as fotos. Mas para quê isso? bom, cliquem agora no teclado em "Ctrl" e "e".



39. Ele uniu as duas fotos selecionadas.



40. Agora cliquem em "Ctrl" e "b", para aparecer essa caixinha aí. Com ela é que vamos brincar com as tonalidades da foto. Mecham em todas as opções que eu ressaltei ai na imagem para vocês verem o que acontece! :) Quando chegarem num tom que gostarem, cliquem em ok!



41. Se eu resolver de novo (caso esteja em um dia de tpm, por exemplo, em que nada me agrada), eu posso clicar na lixeira ali embaixo, para deletar isso, e ficar com a minha capa em preto e branco, como antes. Duplicando a imagem, eu não corro o risco de perder todo o meu trabalho! Isso é muito importante.



E tcharam! está aí a minha capa! — ufa! finalmente acabou! T__T (Ah! fiquei com o preto e branco mesmo) :D Notem que a foto do ben está mais destacada. Isso é legal também, pq dá mais destaque ao personagem mais importante da história. Em cartazes de filmes se vê bastante isso! ;)



Bom, vale lembra que esses passos (ou etapas) dependem muito de foto pra foto. Na capa da minha fic dirty, por exemplo, os passos foram outros. Eu poderia fazer inúmeros tutoriais com passo-a-passo, mas aí é pra matar a tia amanur né? Foram 40 telas pra mim ficar tirando print, e escrevendo textinho, um por um! quase chorei aqui! T__T mas se vocês tiverem alguma dúvida mais específica, tipo, como colorir cabelos (que no caso já mostrei pra vocês), me avisem que eu posso fazer um tutorialzinho menor, pq esse foi cansativo de fazer T__T mas espero que tenham gostado, e que pelo menos uma pessoa(!) tenha aprendido alguma coisa T_________T (se não, vou aí estrangular vocês!) XD.
Ah!, mais uma coisa: eu fiz um curso básico de photoshop na facul. Mas era bem básico mesmo. Tipo, eles ensinam para que serve o pincel, a borracha, a caixa de texto... essas coisas... a parte mais legal mesmo, que é a manipulação, eu aprendi na marra. Existem trocentos tutoriais no google. Basta digitar "tutorial photoshop" e pronto! vai vir uma penca de links pra vcs se divertirem. No início é meio chatinho mesmo, mas com o tempo vocês vão pegando o jeito, e vão aprimorando. É preciso criatividade também, é claro, para bolar uma boa capa. Não que eu ache as minhas a coisa mais maravilhosa do mundo! O que eu quero dizer, é que é preciso criatividade (e por que não inteligência?) para pensar em qual ferramenta usar para tal efeito. Como eu disse, existe várias formas de fazer a mesma coisa no photoshop. Basta cada um pensar na maneira que melhor lhe convir. E prática! Quanto mais se pratica, melhor fica! E mais se aprende! :)

E é isso aí. Qualquer coisa me perguntem! bjss :************

5 comentários:

  1. Eu normalmente adoro as suas capas, ainda bem que mostrou como fazer :)
    E a Kaya Scodelario, é uma actriz mais famosa por interpretar a personagem Effy no seriado britanico "Skins". Reconheci logo ela xb
    Beijinhos, Claudia Boo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu já ouvi falar sobre essa série, mas nunca vi...qualquer dia desses dou uma olhada.
    bjss :************

    ResponderExcluir
  3. Amo as suas capas, ou qualquer trabalho seu. Como e onde você baixou o PhotoShop CS4 e foi de graça?
    Kissus Ja ne

    ResponderExcluir
  4. Oie, Rafa! Pois então, na verdade, eu comprei o meu photoshop. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...